Obras do metrobus avançam na Avenida do Marechal Gomes da Costa
Porto.
Notícia
Filipa Brito
Tem início esta quarta-feira, 16 de agosto, a intervenção na Avenida do Marechal Gomes da Costa que vai levar o metrobus da Boavista até à Praça do Império. Obras de instalação da nova rede de semaforização e de colocação do novo pavimento implicam o condicionamento do trânsito nas faixas da esquerda, em ambos os sentidos.
De acordo com a Metro do Porto, durante 30 dias, e ao longo de uma extensão de 700 metros, no troço entre o cruzamento com a Rua João de Barros e a Praça do Império, será apenas permitida a circulação automóvel nas faixas da direita.
“Não haverá qualquer obra ou afetação do separador verde central e continuará a ser possível utilizar os passeios durante esta intervenção”, assegura a empresa, que sublinha que o corredor verde e a calçada portuguesa dos passeios “serão integralmente mantidos (…) com as atuais dimensões”, assim como os atuais lugares de estacionamento.
Durante a obra na Avenida do Marechal Gomes da Costa, também os acessos a garagens, habitações e estabelecidos comerciais estará garantido.
Optando por fazer a intervenção em altura de férias escolares, de forma a que “o impacto no trânsito seja menor”, a Metro do Porto não prevê a deslocalização de qualquer paragem de autocarro.
O serviço de BRT ligará a Casa da Música à Praça do Império em 12 minutos e à Praça Cidade S. Salvador (rotunda da Anémona), em Matosinhos, em 17. O metrobus deverá entrar em circulação em junho de 2024.