Urbanismo

Obras de arte estruturais são alvo de reabilitação

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A GO Porto iniciou, esta terça-feira, a empreitada de reabilitação de passagens hidráulicas da cidade. Dividida em lotes, a intervenção visa a reparação e estabilização de várias patologias, ao nível estrutural e de acabamentos, de três obras de arte de engenharia da cidade. De entre os trabalhos previstos, destacam-se os de reposição de alvenaria, preenchimento de fissuras e refechamento de juntas, bem como a limpeza e remoção de depósitos de origem biológica.

O primeiro lote, relativo à passagem hidráulica que tem a estrutura constituída por um arco em alvenaria, situada na Rua do Freixo, junto à Rua do Bacelo, contempla, também, a construção de dissipador de energia para amortecer o impacto da água na estrutura e a impermeabilização e drenagem do tabuleiro da ponte.

Já a intervenção do segundo lote, prevê a reabilitação do Pontão composto por oito vigas e muros, situado na Avenida de Paiva Couceiro. Neste âmbito, estão, ainda, incluídas a regularização do leito do rio e o preenchimento da base da fundação dos muros existentes.

O terceiro e último lote tem por objetivo a intervenção na passagem hidráulica situada na Rua de Serralves, constituída por dois arcos ligados através de vão único. Nesta infraestrutura, serão executados trabalhos de desmonte e reconstrução do muro de contenção, bem como a construção de elementos com função de "quebra-mares" e a desmatação a vegetação da passagem hidráulica e na envolvente.

Atualmente, no terreno, seguem as intervenções dos lotes 1 e 2 desta empreitada, ambos com um prazo previsto de 120 dias, ou seja, cerca de quatro meses. O terceiro lote, com execução estimada em 150 dias, tem previsão de arranque no dia 14 de abril.

Sob a responsabilidade da GO Porto – empresa municipal de Gestão e Obras do Porto, os três lotes da empreitada Obras de Arte 2 representam um investimento municipal superior a 600 mil euros.