Cultura

Obra-prima ou vandalismo, o trabalho de Banksy mostra-se na Alfândega

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A partir deste sábado, e até 4 de setembro, o Centro de Congressos da Alfândega do Porto acolhe a exposição “Banksy: Génio ou vândalo?”, na qual podem ser apreciadas mais de 70 criações do artista britânico.

“É muito difícil criar uma exposição sobre um artista que ninguém conhece”, pode ler-se a determinado ponto da mostra, junto ao local onde é feita uma recriação do estúdio de Bansky. É um resumo do desafiante trabalho que esteve na base da elaboração de “Banksy: Génio ou vândalo?”

O “iconoclasta britânico que revolucionou a arte contemporânea e cuja identidade permanece uma incógnita”, refere o site da exposição, é autor de alguns trabalhos instantaneamente reconhecíveis, num trajeto que atravessa diferentes áreas temáticas.

Através de pinturas murais, esculturas, instalações, vídeos e fotografias, o universo artístico de Banksy reflete-se numa crítica à sociedade contemporânea, o que fez dele “um dos mais influentes criadores dos últimos anos”, acrescenta a organização.

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, acompanhado de outros elementos da vereação municipal, foi nesta sexta-feira conduzido numa inauguração prévia da exposição pelo curador Alexander Nachkebiya, que aprofundou alguns dos aspetos mais distintivos da retrospetiva.

“Banksy: Génio ou vândalo?” fica disponível ao público a partir deste sábado e estará patente na Alfândega do Porto até ao dia 4 de setembro. Consulte mais informações, horários e bilheteira aqui.