Cultura

Obra de Ravel em destaque nos Concertos Promenade do Coliseu

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Dr_concertos_promanade_03.JPG

DR

O Coliseu Porto Ageas apresenta este domingo, dia 21 de maio, o último dos Concertos Promenade do primeiro semestre de 2023: "A Minha Mãe Ganso", de Maurice Ravel, uma das obras mais queridas da pedagogia musical. O espetáculo terá ainda uma obra surpresa, escolhida por António Lobo Xavier, advogado e membro do Conselho de Estado.

"A música desperta-nos emoções fortíssimas, de tal modo que frequentemente associamos uma música particular a uma certa pessoa, a um determinado lugar ou a um acontecimento marcante. A peça que escolhi é um exemplo fantástico disso mesmo - um turbilhão de emoções, ora alegres, ora tristes, escrita por um compositor emocionado, e que até terá chorado enquanto a compunha", explica Lobo Xavier, sem revelar ainda a obra que escolheu.

"Por outro lado, ela recorda-me os meus primeiros contactos com a música clássica. Talvez a primeira obra que, ainda pequeno, ouvi do princípio ao fim", acrescenta.

O concerto começará com "A Minha Mãe Ganso", que Ravel escreveu para crianças. Composta em 1908, é uma das obras mais queridas da pedagogia musical, por estimular o gosto pela música junto do público infantil e juvenil.

O espetáculo terá a presença da Orquestra Sinfónica ARTAVE e direção musical do maestro Cesário Costa. Esta sessão descontraída fica completa com os comentários do musicólogo Jorge Castro Ribeiro e as imagens multimédia de Sara Botelho, que vão ajudar os mais novos a conhecer todas as curiosidades sobre a obra, o compositor e a sua época, numa iniciativa que pretende desmistificar a música clássica. Haverá ainda um quizz musical, imediatamente, antes do concerto para os espectadores.

Os Concertos Promenade regressam a 17 de setembro, com "O Lago dos Cisnes", de Tchaikovsky.