Cultura

Obra de Oliveira em exibição

  • Notícia

    Notícia

O ciclo de cinema Grande Plano começou hoje a projetar no Porto toda a obra cinematográfica de Manoel de Oliveira, em 38 sessões, que se prolongam até 12 de dezembro, no Teatro Municipal do Porto (Rivoli e Campo Alegre), no auditório do Museu de Serralves e no Cinema Passos Manuel. Esta retrospetiva integral de homenagem é a oportunidade para descobrir ou rever todos os filmes de Oliveira, por ordem cronológica e nos seus suportes originais.

A primeira destas sessões teve lugar no auditório da Fundação Serralves, e exibiu os filmes filmes "Douro, Faina Fluvial" (1931), "Hulha Branca" (1932), "Já se fabricam automóveis em Portugal" (1938) e "Famalicão" (1940).


Primeira realizada a título póstumo, esta retrospetiva é uma iniciativa da Câmara do Porto e co-organizada com a Fundação de Serralves, contando, ainda, com a participação de outros agentes culturais da cidade. António Preto, consultor do ciclo, afirma: "Os que tiveram o privilégio de ser contemporâneos de Manoel de Oliveira terão agora também a oportunidade (e a responsabilidade) de conhecer toda a sua obra, que é de todos e que a todos diz ou dirá respeito."


CONHEÇA AQUI a programação completa

Preço dos bilhetes 3 euros (30 euros passe total)