Habitação

Obra de habitação social na Rua do Infante D. Henrique distinguida em prémio nacional

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A obra da empresa municipal Domus Social na Rua Infante D. Henrique n.º 103 e 107, projetada pelo gabinete de arquitetura portuense André Tavares, foi distinguida com uma menção honrosa nos Prémios Nuno Teotónio Pereira, do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana - IHRU.

A empreitada realizada pela Expoentinédito, ao abrigo do programa municipal de Reabilitação de Edifícios Habitacionais da Zona Histórica do Porto, enquadra-se na requalificação de edifícios antigos para uso residencial que, neste caso, transitaram para o regime de renda acessível.

No desenho do projeto, dada a reduzida área de implantação das construções, optou-se por considerar os dois prédios como um só, otimizando a área bruta disponível. Durante este processo, “o respeito pela época da construção e carácter próprio dos edifícios foram linhas orientadoras do projeto, que primou pela utilização de materiais e técnicas construtivas compatíveis e coerentes com o momento histórico e especificidades dos edifícios”, explica o arquiteto André Tavares. Por fora, a identidade de cada edifício foi preservada, enquadrando-se com naturalidade no Centro Histórico portuense.

O Prémio Nuno Teotónio Pereira, o mais antigo no setor da habitação, visa a atribuição de distinções de prestígio em duas vertentes: a de reabilitação urbana e a de trabalhos de produção científica que contribuem para o desenvolvimento do setor. A presente edição registou 55 candidaturas a concurso, 45 na vertente de Reabilitação Urbana, categoria onde a obra do Município do Porto foi distinguida.

A cerimónia de entrega das distinções decorreu na segunda-feira, dia 30, no Museu da Eletricidade, em Lisboa, e contou com a presença da Secretária de Estado da Habitação, Fernanda Rodrigues e a presidente do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, Isabel Dias.