Cultura

Obra de Agustina Bessa-Luís revisitada nas bibliotecas municipais

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

No contexto do centenário do nascimento de Agustina Bessa-Luís muitas têm sido as iniciativas, promovidas pelo Município do Porto, em torno de uma das escritoras mais singulares e fascinantes da literatura portuguesa do século XX. As bibliotecas municipais do Porto têm vindo a celebrar a autora, promovendo a leitura dos seus livros junto do grande público.

No último sábado do mês, e até abril de 2023, vão decorrer as conversas, Leitores de Agustina, no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett. Cada uma das sessões é dinamizada por dois convidados, confessos admiradores da escritora, que apresentam o seu romance favorito de Agustina. A abertura deste ciclo ocorreu este sábado e contou com a presença de Maria de Fátima Marinho, professora de literatura portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), que apresentou “As Terras do Risco”, e o professor de Literatura, tradutor e poeta Fernando Pinto Amaral, que escolheu "Fanny Owen" para diálogo com a plateia. A moderação esteve a cargo de Carlos Magno. Lídia Jorge, Pedro Mexia, Bruno Vieira do Amaral e Paulo José Miranda estão já confirmados para as próximas conversas.

Também o ciclo “Agustina Leitora. Leituras de Agustina”, organizado pelo Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, em parceria com a Câmara Municipal do Porto, teve início com uma sessão no átrio dos Paços do Concelho.

Até 11 de novembro será igualmente possível visitar a exposição bibliográfica e artística, disponível na Biblioteca Central da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde são apresentados alguns livros da biblioteca pessoal de Agustina anotados pela própria, obras da escritora e as respetivas constelações de leituras estrangeiras, evocadas ou convocadas, tanto pela autora, como pela crítica nacional e internacional da sua obra, assim como trabalhos de estudantes e docentes de Gravura da Faculdade de Belas-Artes que dialogam expressamente com o universo agustiniano e, muito em particular, com o livro Estações da Vida.

Agustina Bessa-Luís (1922-2019), nome literário de Maria Agustina Ferreira Teixeira Bessa, é autora de uma vasta obra literária entre romances, contos, biografias, peças de teatro, ensaios, livros para a infância e de memórias, dialogando com a História, a sociedade onde vivia e com outros artistas e escritores.