Cultura

Objeto e seus Discursos homenageia língua bengali

  • Notícia

    Notícia

#DR_Objeto_21_Monumento_Bangladesh.JPG

A sessão deste sábado de Um Objeto e seus Discursos por Semana realiza-se junto ao Memorial dos Mártires do Dia Internacional da Língua Materna do Bangladesh, a partir das 18 horas.

Enquadrado na área de maior concentração de estabelecimentos comerciais da comunidade do Bangladesh, o Memorial dos Mártires do Dia Internacional da Língua Materna do Bangladesh foi inaugurado a 20 de dezembro do ano passado, no gaveto entre a Avenida Dom Afonso Henriques e a Rua Chã (confirme a localização aqui).

Trata-se de uma versão menor do Monumento Shaheed Minar que se encontra na Praça dos Mártires do Idioma, em Daca, capital do Bangladesh. O memorial do Porto reproduz a forma e significado do original, desenhado pelo escultor Hamidur Rahman: uma celebração à língua materna do Bangladesh - o bengali - e, simultaneamente, um tributo aos mártires assassinados em Daca em 1952, quando se manifestavam de forma pacífica pela defesa da sua língua (contra o urdu, idioma do Paquistão).

Para celebrar o bengali e todos os seus defensores, estarão presentes nesta sessão do ciclo municipal o presidente do Centro Cultural Islâmico do Porto, Abdul Rehman Mangá, que é também responsável pelo diálogo interreligioso no norte do país, e o professor de Linguística da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, João Veloso, coordenador do Centro de Linguística da UP e membro do Conselho Científico do Instituto Internacional da Língua Portuguesa da Comissão de Países de Língua Portuguesa.

A moderação será da responsabilidade de Shah Alam Kazol, portuense nascido no Bangladesh, fundador e presidente da Comunidade de Bangladesh na cidade. 

A programação completa do ciclo "Um Objeto e seus Discursos por Semana", cujas iniciativas são de acesso gratuito mediante levantamento de bilhete, está disponível no site www.umobjetoeseusdiscursos.com.