Cultura

Objeto e Seus Discursos convida a descobrir um contador neorrenascentista

  • Notícia

    Notícia

#DR_Contado_neorenascentista.jpg

Um contador neorrenascentista, de origem italiana, é o protagonista da próxima sessão do ciclo municipal Um Objeto e seus Discursos por Semana. Esta peça de mobiliário, com séculos de história, era pertença da família Guerra Junqueiro e foi doada à Câmara do Porto em 1940. 

No próximo sábado, às 18 horas, na Casa-Museu Guerra Junqueiro, será colocado diante do público um dos mais paradigmáticos exemplares de mobiliário civil do século XIX: um contador neorrenascentista. 

Esta peça histórica, reveladora do gosto do poeta pelo colecionismo, chegou à sua casa no Porto, trazida numa das suas muitas viagens.

Deveras compartimentado, tal como todos os contadores dessa época, conta com catorze gavetas e dois cofres, é moldado em madeira de ébano, apresenta embutidos de marfim na face interior das molduras das gavetas e porta central. Envolto numa decoração vegetalista, contém ainda motivos geométricos na base.

Para melhor descobrir este contador e as histórias que encerra, intervêm na sessão Henrique Manuel Pereira, especialista no universo cultural do poeta Guerra Junqueiro, e Pedro Santos, Diretor Municipal de Finanças da Câmara do Porto. Afinal, tal como nos séculos que nos antecederam, também hoje a contabilidade consiste num conjunto de operações de divisão e arrumação: em gavetas, em cofres ou em rubricas económicas, a boa gestão orçamental depende de cabimentos, compromissos, categorias e classificações rigorosas.

Como habitual, a sessão (que tem como anfitriã a técnica municipal Maria da Luz Marques) começa às 18 horas. Devido à natureza do local, a lotação máxima é de 60 lugares.

Para participar terá de adquirir bilhete, no valor de 2 euros, através do site www.bilheteiraonline.pt ou nos locais habituais.