Cultura

Objeto desvenda o segredo do "Rapaz de Bronze" que não é rapaz nem de bronze

  • Notícia

    Notícia

#mno_expo_Sophia_03.JPG

Miguel Nogueira

É nos jardins da casa onde cresceu Sophia de Mello Breyner Andresen que o ciclo Um Objeto e seus Discursos por Semana se propõe desvendar o segredo da estátua do "Rapaz de Bronze", a partir das 18 horas deste sábado, 15 de junho.

No ano em que se comemora o centenário do nascimento de Sophia, o encontro está marcado para aquela que foi a casa dos seus avós e onde passou largas temporadas da infância. Os jardins da Quinta do Campo Alegre foram o recreio de Sophia que, mais tarde, com as memórias povoadas das fantasias infantis ali criadas, lhes fará várias referências nos contos e poemas que escreve.

Atualmente sob tutela da Universidade do Porto, o que é hoje o Jardim Botânico guarda, num dos seus recantos, uma estátua que desde há muitos anos vem sendo apresentada como "o rapaz de bronze", como no famoso conto de Sophia. Mas será que é mesmo? Que escultura é esta, afinal, que não é um rapaz nem é de bronze?

A vice-reitora da Universidade do Porto, Fátima Vieira, recebe para esta conversa o arquiteto paisagista e curador dos jardins, Paulo Farinha Marques, e a autora brasileira Flávia Lins e Silva, especialista em literatura infantojuvenil.

A entrada é livre até à lotação do espaço.

De iniciativa municipal, o ciclo Um Objeto e seus Discursos por Semana é de entrada gratuita, mas limitada à capacidade de cada local onde se realiza. Garanta lugar levantando antecipadamente bilhete (no máximo de dois por pessoa) em www.bilheteiraonline.pt ou nos locais habituais.

+Info: www.umobjetoeseusdiscursos.com

patrimoniocultural@cm-porto.pt ou 223 393 480

//

Jardim Botânico / Galeria da Biodiversidade

- Centro Ciência Viva do Museu de História Natural

e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP)

Rua do Campo Alegre, 1191