Ambiente

O trabalho minucioso que mantém as praias do Porto imaculadas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

No seguimento do processo de descentralização de competências, a limpeza das praias da cidade passou a ser garantida pela empresa municipal Porto Ambiente. Este serviço é executado durante todo o ano, havendo um reforço durante a época balnear, entre junho e setembro.

Quando os trabalhos começam, o areal ainda está deserto de veraneantes, entregue unicamente às gaivotas. Todos os dias, bem cedo, os funcionários da empresa municipal Porto Ambiente cuidam das zonas balneares da cidade, garantindo os parâmetros de qualidade e limpeza que têm reflexo na existência de nove praias com Bandeira Azul.

Os trabalhos no terreno envolvem meios mecânicos e humanos e são realizados durante todo o ano, sendo a frequência de limpeza diária na época balnear. Com minúcia, é efetuada a limpeza dos areais, para remoção dos resíduos e a recolha dos ecopontos e papeleiras de apoio às praias, bem como a oxigenação do areal e a sua desinfeção com recurso a um limpa-praias. Procede-se também à lavagem e desinfeção regular na área envolvente, nomeadamente nos acessos e passadiços, e à remoção de areias e a extirpação da vegetação existente.

A operação desenrola-se de manhã, a partir das 5h30 até às 9h, para evitar os aglomerados de veraneantes. A maquinaria mais pesada – trator, máquina limpa praias e moto 4 – é utilizada diariamente durante a manhã, sendo que os funcionários alocados à limpeza de praias regressam no turno da tarde (17h30 às 21h30). Semanalmente, de manhã, procede-se ainda à lavagem de pavimentos e túneis.

“No processo de descentralização a gestão das praias passou para a nossa alçada. O ano passado foi o primeiro em que começámos a fazer a limpeza nas praias de uma forma muito mais assídua do que era feito antigamente, com muito mais meios. Tivemos um ótimo feedback por parte de todos os veraneantes e de todas as pessoas que utilizam esta zona, e este ano continuamos a ter”, sublinha o vereador do Ambiente e Transição Climática.

Referindo-se às praias do Porto como “espaço nobre da cidade”, Filipe Araújo salienta que “a qualidade do serviço de limpeza está bem patente porque os meios são muito superiores”. “Temos limpeza todos os dias. Temos colaboradores que estão aqui no período da manhã a fazer limpezas, não só do areal com meios mecânicos – tratores, máquinas que fazem a oxigenação e limpeza do areal – mas depois, durante todo o dia, temos colaboradores que fazem a recolha de ecopontos e mantêm o espaço limpo. Há um conjunto enorme de colaboradores da Porto Ambiente que se ocupam desta área durante o dia”, acrescenta.

“Temos também todo o outro cuidado que fazemos na gestão das praias, que está a cargo da Águas e Energia do Porto, onde também temos empregado muitas pessoas, nomeadamente durante a época balnear, com sessões de educação ambiental, de manutenção dos próprios espaços de praia com sistemas de apoio, lava-pés, toda esta panóplia de serviços que prestamos às pessoas que usam as nossas praias, que são uma frente grande de seis quilómetros, com nove praias com Bandeira Azul”, realça o vice-presidente da Câmara do Porto.

A atribuição desse galardão obedece a “critérios muito apertados”, recorda Filipe Araújo: “Está relacionada não só com a qualidade da água do mar, mas também com toda a qualidade que prestamos nas praias, da limpeza do areal. Há um esforço conjunto enorme entre duas empresas municipais, a Porto Ambiente e a Águas e Energia do Porto, para que consigamos ter este número tão grande de praias classificadas com Bandeira Azul, e também praias acessíveis para que todo o tipo de pessoas, mesmo com alguma dificuldade de mobilidade, possam também ter condições de usar as nossas praias”, frisa.

“Cada vez mais pessoas frequentam as praias do Porto, o que nos deixa muito contentes. De certa maneira, é uma boa forma de justificar a qualidade que nós temos dado a esta área da cidade”, conclui o vereador do Ambiente e Transição Climática.

Os veraneantes podem contar com o trabalho incansável dos funcionários da Porto Ambiente para manter as praias limpas. Assim a meteorologia colabore e proporcione dias de calor para ir a banhos.