Ambiente

O seu telemóvel já lhe mostra a qualidade da água do mar portuense

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Filipa Brito

Durante esta época balnear, a Águas e Energia do Porto atualizou a sua aplicação móvel para, entre outras funcionalidades, permitir aos cidadãos e visitantes acederem a informações atualizadas sobre as praias da cidade. Como, por exemplo, saber o nível de qualidade da água balnear.

Ao disponibilizar informação útil e fidedigna sobre as praias, a empresa municipal garante a evolução de um sistema planeado e estático para informação em tempo real. A aplicação para smartphones permite consultar, ainda, a localização de cada praia e os serviços e equipamentos disponibilizados.

A iniciativa enquadra-se na política do Município do Porto de valorização do papel das cidades enquanto agregadores de informação e serviços públicos digitais, destacando-se pela forma como a cidade se posiciona no processo de transição digital, procurando garantir o acesso a serviços inovadores, disponibilizados de forma aberta e neutra.

Controlo e análises regulares à qualidade da água balnear

Nos últimos anos tem existido um forte compromisso e investimento municipal no sentido de assegurar a qualidade dos serviços, equipamentos e controlo de qualidade das águas balneares.

O conjunto de medidas de gestão tem contribuído para uma melhoria significativa da qualidade das águas balneares, nomeadamente a eliminação de descargas ilegais de águas pluviais e superficiais poluídas, a consolidação da estratégia de ligação de todos os prédios à rede pública de águas residuais, bem como a monitorização diária da qualidade, garantindo assim a “excelente qualidade” da água do mar.

Recorde-se que as praias das Pastoras, do Carneiro, Ourigo, Ingleses, Luz, Gondarém, Molhe, Aquário e Homem do Leme mantiveram, em 2023, içada a bandeira “Bandeira Azul”, sendo que a última tem bandeira “Qualidade de Ouro”, atribuída pela Quercus.

Além de todas as funcionalidades ligadas aos serviços balneares, a aplicação móvel da Águas e Energia do Porto permite aos utilizadores a consulta de faturas, a comunicação, evolução, análise, comparação e deteção de anomalias de consumo, a consulta e acompanhamentos dos requerimentos para licenciamento de redes prediais, mas também receber recomendações para a redução do consumo de água e informações sobre qualidade da água de consumo.