Turismo

O Porto sobre carris retratado em documentário da televisão alemã

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_reportagem_eletrico_03.JPG

Filipa Brito

Acabou de estrear na Alemanha, Áustria e Suíça o primeiro de três trabalhos documentais que retratam a cidade do Porto e as suas tradições. O episódio inaugural convida a embarcar numa viagem sobre carris, do carro elétrico ao comboio da Linha do Douro.

O documentário Von Porto entlang des Douros - ins Land des Portweins percorre as ruas da Invicta a bordo do tradicional carro elétrico, passando pelo Museu do Carro Eléctrico, mas também pela estação de São Bento e pela Baixa da cidade, retratando a noite de São João e as suas tradições.

A gastronomia não é esquecida no trabalho da autoria de Alexander Schweitzer: estão presentes no documentário o Vinho do Porto e também as Tripas à moda do Porto.

O singular comboio MiraDouro conduz, depois, o documentário numa viagem pela Linha do Douro, rumo aos socalcos do Douro Vinhateiro, num trajeto que se conclui no Pocinho. Pelo caminho, são também dados a conhecer ao público germanófono os típicos barcos rabelos.

Este documentário resultou de filmagens que ocorreram no Porto e na região, entre maio e junho de 2022. À parte deste episódio, que estreou no dia 1 de novembro na Alemanha, Áustria e Suíça, serão feitos mais dois episódios, com transmissão prevista para fevereiro de 2023 – um deles mais focado na cidade do Porto em si.

O episódio já estreado está disponível online na página do canal 3Sat. Há mais de 30 anos que o programa “SWR Eisenbahnromantik”, já com mais de 1000 emissões, vem a promover o turismo ferroviário no mundo inteiro.

Os objetivos são “mostrar cidades, regiões, sítios, que podem ser explorados de carro elétrico ou de comboio, numa forma única e confortável”, explicam os responsáveis, assim como “alimentar a curiosidade dos espetadores que têm paixão pelo material circulante sobre carris. Por isso, os documentários mostram pormenores técnicos também sobre os tipos de carros elétricos no mundo, desde o histórico até ao mais moderno, e qual o tipo de comboios que andam noutros países.”