Sociedade

O Porto prepara-se para um grande fim de semana

  • Notícia

    Notícia

#mno_ano_novo_capa.jpg

O Porto entra em festa no sábado, com a Corrida de S. Silvestre seguida de concerto, e estende-a pela madrugada de segunda-feira, com o programa de Passagem de Ano. Ou seja, a cidade prepara-se para um grande fim de semana.

É às 18 horas de sábado que começa a 24.ª Corrida de S. Silvestre do Porto. O conjunto das duas provas, corrida e caminhada, deverá juntar cerca de 15 mil pessoas. Em competição estarão atletas de 34 nacionalidades.

O evento desportivo começa e acaba na Avenida dos Aliados, onde se realiza, pelas 22,30 horas, um concerto pelo grupo de soul e funk HMB. O espetáculo acaba por ser um "warm-up" do que vem a seguir: na noite de domingo para segunda-feira, o Porto despede-se de 2017 e recebe 2018 com um programa de excelência.

É com Aurea, a partir das 22,30 horas, que começa a grande festa no dia 31, nos Aliados. À meia-noite há o tradicional espetáculo de fogo de artifício e às 00,20 horas de 1 de janeiro a animação fica entregue aos Amor Electro. Há ainda dois palcos alternativos, na Praça dos Poveiros e no Largo Amor de Perdição. Com seleção musical de Djs em cada espaço, dá-se ritmo à madrugada.

Com tudo isto, aguardam-se lagos milhares de pessoas na Baixa. Garantir e segurança do público e criar condições para que todos possam juntar-se à festa são os motivos por que foram estabelecidos planos de mobilidade quer para sábado (S. Silvestre e concerto) quer para domingo (Passagem de Ano).

Como é habitual, estão estabelecidos planos de mobilidade com áreas de acesso interdito ou condicionado ao trânsito. A exemplo de outras grandes celebrações na cidade, a Câmara do Porto sugere o uso dos transportes públicos, com STCP, Metro do Porto e CP a oferecerem serviços especiais que levam ao coração da festa com maior comodidade e rapidez. Para quem tiver de usar mesmo viatura própria, torna-se a adotar a modalidade "park and ride" (articulação com o Andante) em parques de estacionamento.