Sociedade

Coliseu Porto Ageas celebra hoje o seu 77.º aniversário

  • Notícia

    Notícia

#fib_75_anos_coliseu_01.jpg

Filipa Brito

A cidade do Porto inaugurou o Coliseu a 19 de dezembro de 1941, em plena Segunda Guerra Mundial. Hoje é, por isso, dia de celebrar a casa de espetáculos, cuja História começou mesmo antes da construção, mais propriamente com o nascimento do seu precursor Salão Jardim Passos Manuel em 1908.

O Coliseu nasceu então em 1941, sendo propriedade da Companhia de Seguros Garantia, e a inauguração teve no palco a pianista Helena Moreira de Sá e Costa num concerto com a Orquestra da Emissora Nacional, dirigida pelo maestro Pedro de Freitas Branco.

Ópera, cinema, bailado e concertos marcaram estes 77 anos de História, a par de algumas vicissitudes ultrapassadas, e o Coliseu Porto Ageas tem por boas razões para assinalar mais um aniversário. A festa faz-se com o que se tornou uma das suas tradições: o circo de Natal.

Mas, a propósito da data, o Coliseu Porto Ageas adiantou alguns dos principais eventos que acolherá em 2019, desde logo o igualmente já tradicional Concerto de Ano Novo que, a 5 de janeiro,
apresenta a Orquestra Metropolitana de Lisboa com os delírios, valsas, polcas e galopes da família Strauss, Nicolai e Schostakovich.  

Seguir-se-ão a apresentação das novidades de Sérgio Godinho com a Nação Valente, a 28 de fevereiro, o Concerto de Carnaval com a Orquestra Metropolitana de Lisboa e o maestro Sebastian Perlowski (3 de março), os britânicos James (3 de abril) e o Concerto de Páscoa com "Parsifal", a derradeira obra de Wagner em versão concerto pela Orquestra Sinfónica Portuguesa e pelo Coro do Teatro Nacional de São Carlos (12 de abril). 

Salvador Sobral (11 de maio) e Buika (1 de junho)
são outros dois espetáculos a integrar a seleção do primeiro semestre da septuagenária sala de espetáculos (+Info).