Cultura

O Porto, o design e a inspiração segundo três grandes criativos europeus

  • Notícia

    Notícia

Três grandes criativos europeus, oradores principais na conferência dos European Design Awards 2017 - cuja 10.ª edição acaba de se realizar no Rivoli -, aceitaram o desafio do Porto. e responderam a duas questões que resumem a engenhosidade do design e visões próprias do Porto, por estes dias a capital europeia do design. Em respostas breves, traçam-se cenários da inspiração.

O que inspira o seu processo criativo? 

Perniclas Bedow, do estúdio Bedow: "A minha inspiração vem do "oposto", isto é, tento sempre ir na direção contrária das tendências vigentes. O meu processo criativo advém desta visão de que se as pessoas vão para a direita, nós vamos para a esquerda! Acima de tudo, tento entender o público-alvo, trabalhar numa identidade que seja visualmente atrativa".

Gert Franke, do estúdio CleverºFranke: "A minha curiosidade contínua pelo desconhecido. É tentar ser relevante para a sociedade, mostrar coisas que as pessoas aparentemente não veem através da informação, é trabalhar na forma como a informação é apresentada para chegar a um público-alvo de forma eficaz. No fundo, tento mostrar diferentes perspetivas do mundo através do uso de informação, de uma forma analítica, tento desvendar exemplos tangíveis".

Dylan Griffith Smörgåsbord, do estúdio Smörgåsbord: "Inspira-me utilizar as competências das pessoas e trabalhar uma ideia, um projeto que nunca foi trabalhado. Trabalhar uma imagem de marca e torná-la icónica, procurar diferenciadores e construir uma personalidade, uma identidade".

O que notou de inspirador no Porto?

Perniclas Bedow: "Os seus contrastes, a paisagem de "altos" e "baixos", a forma como o rio se funde no oceano. As pontes da cidade. Tive oportunidade de andar de elétrico e observar a cidade. Verifiquei com agrado e fascínio a forma natural como os edifícios antigos se misturam com as novas construções.

Gert Franke: "Eu já tinha visitado o Porto, e verifiquei que a cidade mudou. E a forma como os velhos edifícios, o estilo barroco e os edifícios que se renovam coabitam na cidade...sente-se que tudo combina. A identidade do Porto é única, tem uma abordagem apaixonada. Sente-se isso, é um bom sentimento. Os bons designers são bastante apaixonados por aquilo que fazem e sente-se essa paixão no Porto. Os portuenses são pessoas apaixonadas e isso faz-nos sentir bem por sermos igualmente apaixonados pelo design. Isto é fascinante".

Dylan Griffith Smörgåsbord: "Impressionou-me a forma como alguns edifícios devolutos se misturam com os que estão a ser renovados. Mas inspiram-me pessoas - o Nuno Santos [diretor de Comunicação da Câmara do Porto], por exemplo. Ele conseguiu entender os benefícios do bom design, e vê-se isso através da marca Porto., criada pelo White Studio, que funciona tanto para os residentes como para os turistas. Isto mostra o poder do bom design".

Perniclas Bedow, fundador e diretor criativo de estúdio Bedow, com sede em Estocolmo, trabalha, maioritariamente, com projetos de desenvolvimento de marca, embalagens e design de livros. O seu trabalho tem sido bastante reconhecido nos últimos anos, através de livros, palestras e exposições. O Bedow já foi agraciado com prémios como Art Directors Club, Cannes Lions, D&AD, Epica Awards e European Design Awards, apenas para mencionar alguns.

Sendo uma agência de design de caráter interativo, a CleverºFranke funde estratégia, design e tecnologia para ajudar os seus clientes globais a desenvolver produtos e serviços inovadores. A lista de clientes do estúdio holandês inclui nomes como Google, Wired, Philips, Red Bull, AirFrance-KLM, entre outros. CleverºFranke destaca-se em todas as áreas de design, tendo conquistado inúmeros prémios internacionais pela sua produção criativa.

Smörgåsbord é um estúdio de design independente, que oferece "criação de marcas, estratégia e conteúdo - uma seleção de coisas boas". Disponibiliza um serviço de curadoria e uma abordagem adaptável. Para cada projeto, a agência do País de Gales reúne uma equipa personalizada de talentos individuais da sua rede internacional, sendo capaz de abranger vários projetos em várias escalas, desde marcas de cerveja a design editorial e de hotéis. Sábado, no Porto, foi galardoada com um dos maiores prémios dos ED Awards, o "Best of Show".