Sociedade

“O Porto é Lindo!” reaviva memórias passadas no Batalha

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Um lugar com um passado muito enraizado na memória de muitos, o Batalha Centro de Cinema abriu as portas – e as histórias – ao projeto “O Porto é Lindo! – Roteiros Turísticos +65”. Uma tarde para a população sénior (re)conhecer os cantos à casa que o Porto viu renascer.

A sala, a grande tela, a escadaria, os corredores, até os puxadores das portas. O Batalha Centro de Cinema traz de volta à memória muitos momentos de matinés e a recordação dos filmes que marcaram uma época.

Anfitrião nesta casa, o diretor artístico do Batalha contou um pouco da história do cinema, inaugurado em 1947, falou sobre o seu desafiante projeto de recuperação, da programação e dos serviços oferecidos, nomeadamente o salão de chá, que surgiu originalmente em 1947 e que volta agora a estar aberto.

Guilherme Blanc lembrou, também, histórias dos “namoricos” de tempos passados na sala principal e da recuperação dos frescos de Júlio Pomar, tapados por ordem da PIDE e agora à vista de todos os portuenses.

Por sua vez, o vereador da Coesão Social sublinhou “a necessidade de nos mantermos ativos ao longo de toda a vida” e a “importância da felicidade, essencial em qualquer idade”. “As visitas aos equipamentos da cidade, no âmbito do programa 'O Porto é Lindo!', são excelentes momentos de convívio e alegria e no Batalha não será diferente, sobretudo, porque este cinema traz boas memórias a todos os portuenses”, acredita Fernando Paulo.

“O Porto é Lindo! - Roteiros Turísticos +65” tem como objetivo proporcionar às pessoas idosas da cidade uma ocupação do seu tempo livre, com qualidade, utilizando o património móvel, imóvel, cultural e sacro como ferramenta de enriquecimento cultural, socialização e valorização dos tempos livres.

Uma vez por mês, este projeto municipal de valorização dos tempos livres, dirigido aos seniores das Instituições Particulares de Solidariedade Social do Porto, abre-se aos cidadãos seniores em geral, proporcionando aos participantes, através da realização de visitas guiadas pelo património da cidade, experiências de grande interesse e enriquecimento cultural, mas também de socialização e de cidadania.