Sociedade

"O Porto é Lindo!" leva seniores a uma visita à Casa S. Roque

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_casa_de_sao_roque_44.jpg

Miguel Nogueira

O programa municipal "O Porto é Lindo! – Roteiros Turísticos +65" prossegue com as visitas para seniores, desta vez à Casa São Roque. Esta iniciativa está marcada para o dia 31 de julho, pelas 15 horas.

Esta visita é destinada ao público em geral, com idade igual ou superior a 65 anos, residente na cidade do Porto. A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia aqui, devendo a mesma ser efetuada até ao dia 29 de julho.

As inscrições são limitadas e serão consideradas por ordem de chegada.

Uma vez por mês, este projeto municipal de valorização dos tempos livres, dirigido aos seniores das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do Porto, abre-se aos cidadãos seniores em geral, proporcionando aos participantes, através da realização de visitas guiadas pelo património da cidade, experiências de grande interesse e enriquecimento cultural mas também de socialização e de cidadania.

Uma casa cheia de história

A história da Casa São Roque (antiga Casa Ramos Pinto) remonta a 1759, altura em que, fazendo parte da Quinta da Lameira, funcionou como mansão e pavilhão de caça, como era típico na burguesia e nas famílias nobres do Porto.

No século XIX, pertenceu à família de Maria Virgínia de Castro, que, em 1888, se casou com António Ramos Pinto, um dos mais conhecidos produtores e exportadores de vinho do Porto. Pouco tempo depois, entre 1900 e 1911, ele encomendou ao arquiteto José Marques da Silva a remodelação e expansão da casa, ao mesmo tempo que Jacinto de Matos desenhou o jardim.

Em 1979, a quinta e a casa foram adquiridas pela Câmara Municipal do Porto ao último dono, António Eugénio de Castro Ramos Pinto Cálem, neto de Maria Virgínia e António. A mobília e os objetos mais importantes da casa foram preservados e ainda hoje estão em uso na coleção da Casa do Roseiral.

Centro de arte em Campanhã

O edifício mantém o seu original estilo eclético, introduzido com a remodelação de Marques da Silva, que trabalhou em Paris com Victor Laloux, inspirado no historicismo francês do século XIX e na art nouveau belga, tendo sido, recentemente, reabilitado, sob a supervisão do arquiteto João Mendes Ribeiro. A Casa São Roque é hoje um exemplar marcante das casas da época no Porto, pelas suas caraterísticas arquitetónicas e decorativas onde o seu jardim de inverno é um exemplar único.

Em outubro de 2019 tornou-se num novo centro de arte: Casa São Roque – Centro de Arte, que apresenta exposições de arte contemporânea e eventos culturais.

Para mais informações poderá contactar o Departamento Municipal de Coesão Social, através do número 22 589 92 60.