Cultura

O Objeto da semana foca a arte da costura por medida

O ciclo municipal que divulga o património material e imaterial da cidade vai neste sábado, às 18 horas, a um edifício exemplar de reabilitação, que alberga um ateliê de alta costura.

Representativo da figura humana, o manequim de alfaiate é usado como modelo substituto do homem real, com as medidas ideais e as proporções corretas. O busto que se encontra no "L'Atelier des Créateurs", na Rua de José Falcão, continua a assumir primordial importância para os alfaiates conseguirem aferir o acabamento das roupas que costuram.

Partindo de uma peça presente em qualquer alfaiataria - um busto - este traja um fato desconstruído, com intuitos pedagógicos, para nos propor uma descoberta pelos meandros desta arte, das suas peculiaridades e de como aliá-la às mais recentes tecnologias.

Partilham os seus "segredos" nesta sessão sobre alta-costura e cultura francesa Ricardo Conceição, diretor geral e chefe de operações da alfaiataria, Miguel Flor, diretor criativo na área da moda, editor-in-chief e fotógrafo da revista Prinçipal Moda Portugal, e Pierre-Henri Tamet, conselheiro da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Francesa e cônsul honorário de França no Porto.

É de salientar, a propósito, que o número 95 da Rua de José Falcão, onde está instalado "L'Atelier des Créateurs", foi construído no início do século XX, com projeto de José de Vasconcellos de Lima Júnior, e ali funcionou a sede da Associação Cristã da Mocidade, organização internacional YMCA - Young Men Christian Association, até 2004. O projeto de reabilitação do edifício iniciou-se em 2007, sob orientação do arquiteto Nuno Valentim, em colaboração com Frederico Eça, Paola Monzio e Maria Ana Coutinho, e veio a ganhar o Prémio Nacional de Reabilitação.

Concluídas as obras, foi ali instalado "L'Atelier des Créateurs", unidade de confeção artesanal de vestuário que, em 2009, fez assim regressar à Baixa uma atividade profissional que vinha deixando o centro da cidade. O edifício manteve, porém, os elementos estruturais em alvenaria de granito e madeira, revestimentos/elementos decorativos em estuque e madeira, fachada com lancis em granito, caixilharias de madeira, revestimentos em reboco e azulejo, escadaria nobre e escada de serviço, clarabóias, etc.

A empresa dedica-se à confeção de vestuário de homem e senhora, recebendo muitos clientes portugueses e estrangeiros e respondendo a encomendas das suas lojas de Paris e Londres e de outras marcas. Tem como imagem de marca a junção do "melhor de dois mundos: o respeito pela nobre escola da alfaiataria tradicional aliada às novas tecnologias".

A programação completa do ciclo "Um Objeto e seus Discursos por Semana", cujas iniciativas são de acesso gratuito mediante levantamento de bilhete, está disponível no site www.umobjetoeseusdiscursos.com.