Educação

O mundo da tecnologia é apresentado a "geek girls" entre os 13 e os 17 anos

  • Notícia

    Notícia

Geek_Girls_Porto.jpg

A 5 de maio, a comunidade Geek Girls Portugal organiza, na U. Porto Media Innovation Labs, um encontro que tem por objetivo apresentar o mundo das TIC a jovens estudantes entre os 13 e os 17 anos. As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas até 15 de abril.

Incentivar jovens mulheres a abraçarem a área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), setor em que existe uma vasta oferta de empregabilidade mas baixa representação feminina, é o principal propósito do evento "Tecnologia: o teu futuro?", promovido pelo movimento Geek Girls Portugal na cidade do Porto.

O encontro, que decorrerá nas instalações da U.Porto Media Innovation Labs precisamente daqui a um mês (entre as 9 horas e as 17,30 horas), é dirigido a jovens entre os 13 e os 17 anos, mas são igualmente bem-vindos os respetivos encarregados de educação, que pretendam acompanhar as suas filhas neste evento de caráter educativo.

Na agenda do programa estão garantidos "testemunhos de mulheres profissionais na área das tecnologias de informação, workshops de programação de apps para telemóveis, criação de sites e usabilidade para a web". De igual modo, será dado um esclarecimento detalhado "sobre a oferta de formação e saídas profissionais do setor", informa a organização em comunicado.

Para Vânia Gonçalves, fundadora da comunidade Geek Girls Portugal e dinamizadora do evento, "há ainda um longo caminho a percorrer na mobilização de raparigas para uma carreira no setor das TIC. Apesar de serem fortes utilizadoras de tecnologia, as raparigas optam por carreiras noutras áreas, influenciadas por estereótipos e por uma baixa representatividade de mulheres no setor".

Segundo dados do Pordata, em 2015, a taxa feminina de licenciadas na área das TIC situava-se nos 18,5%, um valor que espelha esta realidade e que as Geek Girls Portugal pretendem combater, sabendo que subsiste uma grande escassez de recursos humanos em Portugal e na Europa neste domínio.

Fundada em 2010, a comunidade Geek Girls Portugal é a primeira organização nacional que reúne mulheres que trabalham em TIC, de forma informal, começando a ganhar expressão em várias cidades do país. A sua missão foca-se no apoio, capacitação e progressão profissional de mulheres na área tecnológica.

Mais INFO sobre o evento e inscrições aqui.