Economia

O Mercado do Bolhão é "invadido" por bonecos animados

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

bonecos_do_mercado_bolhao.jpg

DR

A companhia Alma D’Arame dinamiza, neste sábado, o Mercado do Bolhão com marionetas e histórias animadas. O espetáculo tem entrada livre.

A partir das 16 horas, o mercado tradicional é invadido pela performance "Bonecos do Mercado - ou A História da Humanidade Contada por Legumes", com intuito de surpreender quem por lá passa.

O espetáculo, uma produção da companhia Alma d’Arame, surge do cruzamento de linguagens multidisciplinares entre marionetistas, músicos e bailarinos. Munida de uma estrutura ambulante, a performance acontece naturalmente, por entre bancas de comerciantes e público, adaptando-se e até apoiando-se nas irregularidades que o espaço do Bolhão exige.

Tendo por inspiração a história dos mercados, nomeadamente o de Montemor-o-Novo, o espetáculo, estreado em 2022, partilha visões sobre a história da humanidade. Fazendo alusão a personagens como compradores e vendedores reais padronizadas, "Bonecos do Mercado - ou A História da Humanidade Contada por Legumes" representa, de forma vívida e dinâmica, o estilo de vida familiar caraterístico dos mercados tradicionais.

O projeto visa preservar a memória dos saberes locais, junto dos mais velhos rostos e costumes que fazem do Bolhão um emblema do Porto.