Sociedade

O menor festival de verão estende-se no sábado pelo Convento de Francos

  • Notícia

    Notícia

#mno_convento_francos_01.JPG

À quarta edição, o "menor festival de verão" muda-se para um espaço maior e apresenta uma programação alargada que inclui concertos, instalações sonoras, bancas com edições independentes e uma área dedicada às crianças. No sábado, 4 de agosto, o No Noise - Festival de Música Experimental & DIY leva o público ao Convento de Francos. 

"Para manter uma coesão territorial e ética na abordagem DIY [do it yourself/ faça você mesmo] que caracteriza este festival, este ano estaremos no Convento de Francos, um espaço com cerca de 6000 metros quadrados com inúmeras salas e um grande espaço verde que é habitado diariamente por três galinhas e uma simpática família de quatro cabras" - informa a Associação Cultural Sonoscopia, organizadora do evento.

O No Noise começa às 11 horas, com o Kindernoise, "um espaço dedicado aos vanguardistas mais novos", a propor workshops, teatro de marionetas, música e circo. Ao longo do dia, até às 23 horas, haverá quinze pequenos concertos distribuídos por vários pontos do convento. Do cartaz constam alguns nomes consagrados da música experimental como Will Guthrie, Ignaz Schick ou os portugueses David Maranha e Paulo Eno.

Haverá ainda, em permanência, instalações sonoras, bancas de edições independentes e uma seleção gastronómica "para todos os gostos".

Após três edições nas instalações próprias da Sonoscopia, o festival muda-se assim para um local com um grande jardim (junto à paragem de metro de Francos), que "uma associação de fiéis" pretende transformar "num centro de espiritualidade, tolerância religiosa e cultural", aberto à população. Neste espírito de encontro, e "apesar do crescimento, o No Noise mantém-se como pequeno festival feito para os músicos e para o público" ou, até, como "um não-festival, um ponto de encontro e de debate internacional em torno do experimentalismo" - salienta a organização.

No Noise #4 | Convento de Francos | 4 de agosto, das 11 às 23 horas

// Bilhetes: 12 euros até sexta-feira / 15 euros no próprio dia

Entrada livre para crianças

// Concertos

David Maranha & João Alves (pt)

dUAS sEMI cOLCHEIAS iNVERTIDAS (pt)

Ignaz Schick (de)

Ignaz Schick & Pedro Serrano (de/pt)

Innassaah Duo (nl/pt)

João Pais Filipe (pt)

Krake (pt)

Parpar (pt)

Paul Abbott & Keira Greene (uk/pt)

Paulo Eno e os Rantanplónicos (pt)

RRR (fr/pt)

Stereoboy (pt)

Thea Soti, Mike McCormick & Mascha Corman (rs/ca/de)

Will Guthrie (au)

// Instalações Sonoras

Draper Point / Otolith Organs (Sonoscopia)

Sandes (Maria Mónica & Jorge Queijo)

// Kindernoise

Teatro de Ferro: Os extraterrestres, workshop de construção e manipulação de marionetas

Erva Daninha: 1.5º C Ponto de Equilíbrio, espectáculo de novo circo

Oficina Arara: Oficina de construção de máscaras