Urbanismo

O Melhor Edifício do Ano está mesmo aqui ao lado

  • Notícia

    Notícia

O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões foi eleito "Edifício do Ano 2017" pelo conceituado ArchDaily, o website de arquitetura mais visto do mundo.

Entre os cerca de três mil edifícios que integraram a edição deste ano do prestigiado concurso internacional, o Terminal de Leixões venceu na categoria de melhor "Edifício Público".

Este prémio junta-se a outras distinções do edifício projetado pelo arquiteto portuense Luís Pedro Silva, nomeadamente, o de "Melhor Porto do Ano", pela Seatrade Awards 2015; a distinção da "AZAwards", competição canadiana que todos os anos elege o que de melhor se faz no mundo ao nível da arquitetura e design contemporâneo; ou, ainda, a classificação como "Melhor Projeto Público", pela Revista Construir.

Para Emílio Brògueira Dias, presidente da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), este reconhecimento vem contribuir "sem dúvida, para a projeção do Porto de Leixões e para a Área Metropolitana do Porto a nível mundial".

A Área Metropolitana do Porto juntou ainda outro prémio do ArchDaily, este na categoria "Casas", pela moradia particular Casa Cabo da Vila, na freguesia de Bitarães, concelho de Paredes, da autoria do atelier de arquitetura Spaceworkers, que assim repete o prémio que já havia vencido em 2015.