Urbanismo

O melhor da nova geração de arquitetos é também portuense

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_visita_imprensa_edificio_domus_social_open_house_2023_17.jpg

Guilherme Costa Oliveira

Três arquitetos do Porto estão entre os melhores da nova geração da arquitetura europeia. O prémio "40 Under 40", atribuído pelo Centro Europeu de Arquitetura, Arte, Design e Estudos Urbanos e pelo Museu de Arquitetura e Design Chicago Athenaeum reconheceu João Jesus, Frederico Roeber e João Castelo-Branco entre a "Próxima Nova Geração Talentosa de Arquitetos e Designers Europeus".

Os dois últimos são fundadores do gabinete Hori-zonte, responsável pelo desenho de vários edifícios habitacionais – entre eles para o parque habitacional municipal – e de escritórios no Porto. Ao portefólio junta-se, ainda, um projeto para a futura paragem do metrobus em Guerra Junqueiro.

Já João Jesus integra o gabinete OODA, parceiros do arquiteto japonês Kengo Kuma, que assina o projeto de reconversão do Matadouro, assim como a futura sede da Liga Portuguesa de Futebol, a residência estudantil BigCity Asprela, o Bairro de São Roque ou o edifício do Centro de Apoio Tecnológico à Indústria Metalomecânica.

De cariz anual, o prémio "40 Under 40" nasceu para "mostrar e homenagear a próxima geração de arquitetos e designers que moldarão os futuros ambientes de vida e de trabalho, bem como as áreas urbanas e rurais". Assume-se, ainda, "como uma celebração anual de inovação e criatividade".