Cultura

O “maior espetáculo do mundo” volta ao Porto com o Festival Trengo

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_festival_trengo_01.JPG

DR

As artes circenses voltam à cidade, desta vez com nova edição do Trengo – Festival de Circo do Porto. São dez espetáculos, em 19 apresentações divididas entre o Parque do Covelo e o Teatro Rivoli. O “maior espetáculo do mundo” é para toda a família e começa já nesta segunda-feira, prolongando-se até ao dia 3 de julho.

O cartaz deste ano é dominado por estreias internacionais e estreias absolutas de artistas e companhias portuguesas. É o caso do espetáculo de abertura, “Recantos”, no dia 28 de junho, às 19 horas (com repetição no dia 29). Com direção artística de Daniel Seabra e Vasco Gomes, esta produção própria do Festival Trengo oferece “uma fusão entre a arquitetura do espaço, a paisagem e a ação através das técnicas de circo.” Um espetáculo que conta com a contribuição de vários artistas locais, numa lógica de comunidade, prática habitual e continuada do festival.

Espanha é o país com maior representatividade nesta edição, com quatro espetáculos no cartaz: “La Madeja”, de Irene de Paz, a ter lugar na terça-feira, dia 29 de junho, às 18,30 horas (repete a 30 de junho à mesma hora); “Espera”, da autoria de Francesca Lissia e Celso Pereira/Compañia de Circo EIA, no dia 3 de julho, sábado às 12 e às 16 horas; “Distans”, da estrutura Vol’e Temps, com apresentação no dia 4 de julho, domingo, às 11 e às 16 horas, e ainda “Só”, de Xampatito Pato, também no domingo, dia 4, às 12 e às 15 horas.

O Teatro Rivoli recebe o único espetáculo em auditório fechado, com a estreia nacional de “Pour Le Meilleur et Pour Le Pire”, da companhia francesa Cirque Aïtal, no dia 30 de junho, às 19,30 horas (que contará também com transmissão online).

Além desta companhia francesa, o festival conta com uma parceria lusitana em “L’Autre”, da companhia franco-portuguesa O Último Momento, espetáculo que junta o português João Paulo Santos e o bailarino de hip-hop Lliasse Mjouti (quinta-feira, dia 1 de julho às 19,30 horas e sexta, dia 2, às 18,30 horas).

Espetáculos nacionais em estreia

O Trengo – Festival de Circo do Porto é uma das plataformas de apresentação de novos espetáculos de artistas nacionais, e esta edição contará com as apresentações de PIA, com “O2”, espetáculo que questiona “a desenfreada modernização nesse futuro sempre frágil e incerto”, na quinta-feira, dia 1, às 18,30 horas, e repete na sexta, dia 2, às 19,15 horas.

Já a companhia Quando Sais à Rua estreia o trabalho “Vinil”, uma metáfora sobre o disco riscado e a repetição do erro e de como isso se interfere com a vida, o tempo e o corpo, para ver no sábado (3 de julho) e no domingo (4 de julho) às 17 horas. A companhia Oliveira & Bachtler, por seu turno, junta elementos de dois países: Portugal e Estados Unidos, e conta também com o apoio proveniente de Inglaterra.

“Otus Extracts” é o espectáculo que Hugo Oliveira e Sage Bachtler Cushman (com a colaboração do criador Luciano Amarelo) vão apresentar no sábado, dia 3 de julho às 11 e às 15 horas, um trabalho em que se utilizam “técnicas de circo, teatro físico, movimento, palhaço e cenografia.”

O acesso aos espetáculos é gratuito, mediante marcação obrigatória, até à lotação máxima permitida, através do email reservastrengo@gmail.com.

No caso do espetáculo “Pour le Meilleur e Pour le Pire”, da companhia francesa Cirque Aïtal, o bilhete, presencial e digital, pode ser adquirido junto da bilheteira do Teatro Municipal do Porto e da plataforma Bol.

Toda a programação pode ser consultada no website da Erva Daninha, que é responsável pela produção do Trengo, numa cooperação com a empresa municipal Ágora. Devido à pandemia, o Festival Trengo não aconteceu em 2020, tendo dado lugar ao ciclo Trengolas, com 20 apresentações de vários espetáculos dedicados às artes circenses que se espalharam pelo Parque de São Roque, Jardins do Palácio de Cristal e Praça de D. João I.