Sociedade

O futuro esteve em discussão na Tomorrow Summit

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Foram três dias de intenso debate a perspetivar o futuro, em mais uma edição da Tomorrow Summit na qual foram abordados temas relacionados com inovação, investigação e tecnologia.

O futuro da saúde digital em Portugal; a digitalização, inovação e qualificações como motores do desenvolvimento; as oportunidades no sector do espaço ou a transição climática e a sustentabilidade dos recursos foram alguns dos motes da conferência que decorreu no novo auditório do Pavilhão Rosa Mota – Super Bock Arena.

Esta verdadeira cimeira de tecnologia e inovação, organizada pela Federação Académica do Porto (FAP), contou com o apoio da Câmara do Porto. A vereadora com o pelouro da Educação, Juventude e Desporto, Catarina Araújo, interveio na sessão de encerramento do evento, que contou ainda com a presença da presidente da FAP, Ana Gabriela Cabilhas, e da ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva.

Antes, logo na jornada inaugural da Tomorrow Summit, o vice-presidente da autarquia, Filipe Araújo, explicou como é que o Porto está a contribuir para a descarbonização da economia, ao mesmo tempo que sustenta a sua estratégia de desenvolvimento numa cidade mais verde, mais sustentável e onde a mobilidade vai necessariamente sofrer uma alteração de paradigma.

Filipe Araújo, na sua intervenção no painel partilhado com Luís Marques (Rangel Logistic Solutions) e Helena Silva (CEiiA) evidenciou que a aposta no transporte público é determinante para resolver a grande maioria dos desafios de mobilidade sustentável das cidades, ao qual se juntam a aposta na pedonalização e o uso de meios suaves para deslocações como meios de mobilidade inteligentes e de futuro. Ao mesmo tempo, defendeu Filipe Araújo, é a única forma de atingir as exigentes metas climáticas com que o Porto e o próprio país estão comprometidos tendo em vista o cumprimento da neutralidade carbónica.