Cultura

“O Dia Mais Curto” regressa para celebrar 10 anos de curtas-metragens

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_aos_dezasseis_Carlos_Lobo.JPG

DR

Em dezembro há filmes de curta duração, numa edição especial de aniversário, repleta de celebrações por todo o país e com um programa para comemorar a data, também, no Porto.

Organizada pela Agência da Curta-Metragem, a iniciativa é um convite ao encontro com o formato mais curto e original do cinema nacional e internacional. A agência tem como mote o Solstício de Inverno, que abre portas à estação e que assinala também o dia mais curto do ano.

Este ano, o evento celebra o seu 10.º aniversário e apresenta quatro programas diversos, para todas as idades e públicos, com filmes portugueses e internacionais, que serão exibidos de norte a sul do país, no continente e ilhas.

“Novas Curtas Portuguesas”

Uma secção dedicada à qualidade das curtas-metragens portuguesas, reconhecida em festivais de cinema de todo o mundo. O programa atravessa os géneros da animação e ficção e inclui alguns dos favoritos do público na última edição do Curtas Vila do Conde.

“Curtas do Mundo”

Este programa apresenta curtas-metragens internacionais que têm como mote o humor. Desde uma viagem de reformadas pela Europa, passando pela realidade musical dos estafetas brasileiros, sem esquecer o espírito da época natalícia, em tom de humor negro, pela curta checa “A Glória da Malvada Eliz”, três obras de diferentes hemisférios prometem muitas gargalhadas a par de um olhar astuto sobre a sociedade contemporânea.

“Curtinhas Para Todos”

Conjunto de curtas-metragens direcionadas aos olhares mais juvenis (M/6), para lembrar que, tal como a nossa imaginação, também o cinema de animação não tem limite.

“Amiguinhos”

O Dia Mais Curto do ano para crianças, a partir dos três anos de idade e as suas famílias. A partir de uma seleção de filmes de vários países europeus do Short Circuit - uma rede europeia de organismos que se dedicam à promoção e divulgação de curtas-metragens, descobrimos diferentes encantamentos do cinema.

Aos programas propostos pela Agência da Curta-Metragem, somam-se ainda as programações próprias das várias associações ou cineclubes que aderiram ao evento, sessões especiais para escolas, e a sua exibição televisiva ou online.

Programa e bilhetes em www.odiamaiscurto.curtas.pt

Programa no Porto

03/12 - Casa das Artes do Porto: 18h00 Curtinhas para Todos;
21/12 - Cinema Trindade: 19h30 Programa Especial;
21/12 - Planetário do Porto: 17h00 Novas Curtas Portuguesas;
21/12 - Galeria da Biodiversidade: 18h30 Amiguinhos;
- 21/12 Casa Comum da Reitoria da Universidade do Porto: 21h30 Curtas do Mundo.