Cultura

O contratenor "breakdancer" que homenageou Jorge Gil no palco do Rivoli

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Considerada uma estrela em ascensão na música erudita, Jakub Józef Orliński estreou-se em Portugal com árias barrocas e uma homenagem a Jorge Gil. No Porto, o Grande Auditório do Rivoli recebeu o contratenor polaco no sábado passado, com a orquestra il Pomo d’Oro, num concerto de homenagem a Jorge Gil, fundador do Em Órbita, por ocasião do 80.º aniversário.

O público, onde também esteve a assistir o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, teve oportunidade de desfrutar do programa “Facce d’Amore”, que compreende várias árias barrocas dedicadas às várias vertentes do amor. O concerto contou com Francesco Corti como cravista e maestro.

O espetáculo serviu de homenagem ao fundador do “Em Órbita” (1965-2001), referência no panorama radiofónico português e promotor de concertos de música erudita, que completaria 80 anos em 2023, data em que também se assinalam os 20 anos do último concerto organizado por Jorge Gil, também no Teatro Rivoli.

Com concertos e recitais esgotados por toda a Europa e nos Estados Unidos da América, Jakub Józef Orliński é premiado e distinguido em todo o mundo e representa a nova geração da música lírica, enquanto também faz breakdance. Participa em competições de dança, tendo ficado em quarto lugar na competição Red Bull BC One Poland Cypher, segundo lugar no Stylish Strike – Concurso Top Rock, e segundo lugar na competição The Style Control.