Sociedade

O cartão que une a cidade já cativou mais de 4.200 portuenses numa semana

  • Isabel Moreira da Silva

  • Notícia

    Notícia

Foi há precisamente uma semana que o município deu o tiro de largada para o cartão Porto. Ágil na corrida, já alistou mais de 4.200 aderentes, mas quer cortar a meta com todos os portuenses. Para não ficar a ver passar ao lado uma série de benefícios e descontos, basta aceder ao formulário de adesão e, em poucos minutos, ordenar o envio do cartão para a sua caixa de correio ou para levantamento numa das instalações municipais sugeridas. A partir do momento em que submete o pedido, o tempo médio de espera é de dois dias.

O número soma e segue, sinal de uma campanha de comunicação que se estende agora a dezenas de mupis nas ruas e avenidas da cidade. O cartão Porto. quer-se de todos os portuenses e estudantes que estejam a viver na cidade. Na carteira, não pesa praticamente nada, apenas algumas gramas.

Mas melhor ainda é a leveza total que proporciona ao permitir que ande no Funicular dos Guindais, que liga a Ribeira à zona da Batalha, ou vice-versa, gratuitamente. Pode entrar e visitar as diferentes estações do Museu da Cidade sem pagar absolutamente nada. Sentar-se nos auditórios do Rivoli ou do Teatro do Campo Alegre e assistir a todos os espetáculos do Teatro Municipal do Porto por metade do preço do bilhete, desconto que se estende a todas as atividades culturais programadas pelo município.

As vantagens não se ficam por aqui. Pode visitar o Pavilhão da Água, que oferece uma série de experiências interativas e um mergulho no conhecimento, pagando apenas 50% do custo da entrada. E, já não no sentido figurado mas de forma literal, mergulhe nas piscinas municipais também a metade do preço das tabelas fixas.

Se nunca viu como é a Câmara do Porto por dentro, o cartão Porto. abre-lhe as portas dos Paços do Concelho, mediante marcação prévia. E mais: dá-lhe prioridade nas inscrições em atividades, workshops e oficinas organizadas pelos serviços municipais de educação ambiental. Oferece-lhe 50% de desconto no aparcamento de bicicletas no Parque da Cidade, e ainda entre 10% e 20% em produtos e publicações culturais da Câmara do Porto.

No momento do preenchimento do formulário de adesão pode ainda decidir se quer obter um serviço informativo personalizado, através do qual fica ativa uma funcionalidade de contacto, por SMS, de tudo quanto esteja relacionado com a sua área geográfica de influência: informações relativas a cortes de rua, condicionamentos de trânsito, ações da Proteção Civil Municipal ou avisos meteorológicos.

Em breve, o cartão Porto. vai passar a dispor de uma aplicação móvel. Já em junho, também passa a agregar o cartão Andante Porto.13-18, mas para isso será necessária a ativação do serviço na plataforma ou no Gabinete do Munícipe.

+ info: consulte cartão.porto.pt