“O astronauta casou-se por lá”: ciclo Quintas de Leitura está de regresso
Porto.
Notícia

Miguel Nogueira
Inspirado por um verso de Fernando Lemos, o regresso do ciclo Quintas de Leitura faz-se no palco digital do Teatro Municipal do Porto (TMP), com a celebração da obra dos poetas Filipa Leal e João Habitualmente. A sessão fica disponível a partir das 22 horas do dia 11 de fevereiro, no TMP online.
A primeira sessão de 2021 do ciclo literário parte do verso “O astronauta casou-se por lá”, uma premissa ajustada às circunstâncias, que impõem o distanciamento e obrigam o evento a adotar o formato online. A sessão contará com os habituais especialistas na arte do dizer, bem como de outras áreas de criação, como a ilustração, o novo circo e a música.
Mediado por João Gesta, o certame dedicado à palavra vai contar com uma conversa entre dois poetas da cidade do Porto, Filipa Leal e João Habitualmente, que se munem com frequência do humor subtil para escreverem de forma contundente sobre o mundo em que vivemos. As vozes de Sandra Salomé, Isaque Ferreira e Filipa Leal vão dar substância a algumas das suas obras.
No que diz respeito à imagem, o momento ficará a cargo da ilustradora Maria Corvacho, que se estreia neste ciclo com imagens inspiradas em pequenos momentos do dia-a-dia, na natureza e nos seus desassossegos.
Não poderia faltar na programação das Quintas de Leitura a habitual performance de novo circo, presos por um fio, protagonizada desta vez pelo duo Daniel Seabra e Margarida Monteny.
Também a música marcará presença entre as leituras deste encontro poético, graças à sonoridade dos Lavoisier – composto por Patrícia Relvas na voz e Roberto Afonso na guitarra e voz – e ainda dos Cachupa Psicadélica, a encerrar a sessão.
A transmissão online fica disponível através da plataforma Bol Live Streaming até dia 14 de fevereiro. Os bilhetes, com um custo de 4,50 euros, estão disponíveis aqui.