Sociedade

O Ardina sai da Praça da Liberdade enquanto nasce a estação de metro

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_ardina.JPG

DR

A partir desta quarta-feira, já não será possível ver os turistas de passagem pelo Porto a tirar a habitual foto junto à estátua O Ardina. A nova fase das obras da Linha Rosa do Metro do Porto e a consequente construção da estação na Praça da Liberdade obrigam à retirada da obra da autoria de Manuel Dias.

A operação de remoção será acompanhada pelo Município, que ficará responsável por guardar a estátua em armazém durante o período das obras. A oportunidade será aproveitada para proceder à restauração da icónica escultura que há mais de três décadas homenageia o homem que vendia jornais pelas ruas da cidade do Porto.

Recorde-se que, em junho de 2021, O Ardina foi alvo de vandalismo, tendo-lhe sido arrancada uma mão e o jornal que a figura segurava. As duas componentes da escultura foram recuperadas pela Polícia de Segurança Pública, tendo sido recolhidas pela divisão de património cultural da Câmara do Porto.

A Metro do Porto adianta que, na atual localização da estátua, será construída uma entrada para a futura estação S. Bento/Liberdade.

A Linha Rosa ligará S. Bento à Casa da Música, com estações intermédias no Hospital Santo António e Galiza. A previsão de abertura aponta para o final de 2024.