Política

Nuno Ortigão lembrado pelos deputados municipais como um autarca ao serviço do Porto

  • Isabel Moreira da Silva

  • Notícia

    Notícia

mno_AM_24_05_09.jpg

Miguel Nogueira

Nuno Ortigão era deputado da Assembleia Municipal do Porto, por inerência da sua eleição como presidente da União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde. Da esquerda à direita, todos os deputados municipais lamentaram o seu falecimento, no passado dia 28 de abril, subscrevendo o voto de pesar apresentado pelo grupo municipal Rui Moreira: Porto, o Nosso Partido.

“Cabe-me com profunda consternação a missão de expressar o voto de pesar subscrito por todos os grupos desta Assembleia Municipal, pelo falecimento do Senhor Dr. Nuno Ortigão”, anunciou o presidente da Assembleia Municipal do Porto, Miguel Pereira Leite, também amigo pessoal do autarca eleito pelo movimento independente em 2013 e reeleito em 2017.

Na sua intervenção, que decorreu ontem à noite durante mais uma sessão extraordinária deste órgão autárquico, destacou que “com a sua vida ativa, contribuiu para o desenvolvimento da União de Freguesias mais marítima do Porto”. Nos dois mandatos na liderança da União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, “implementou, orgulhosamente, uma estratégia para o território perspetivando o futuro, não tendo medo dele”, sublinhou Miguel Pereira Leite.

Também da parte da oposição, surgiram elogios ao homem e político que sempre debateu com os seus opositores com elevação. “Foi sempre alguém que encarou o debate e o confronto político de uma forma leal, aberta ao diálogo, e sempre com interesse em ouvir quer os membros da oposição quer os cidadãos”, referiu Pedro Lourenço, deputado municipal do Bloco de Esquerda, que também é membro eleito da Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde. Em nome do BE, deixou, por isso, uma homenagem a Nuno Ortigão “pela dedicação, pelo empenho, e sobretudo pela paixão que dedicou ao trabalho local”.

Fernando Faria Bravo, deputado municipal do PSD, que também é membro daquela Assembleia de Freguesia, teceu idênticas considerações à memória de Nuno Ortigão. “Tenho a convicção de que apenas o movia o interesse da União de Freguesias, sempre pensando na melhoria das condições de vida dos fregueses e sempre procurando prosseguir o bem comum”, assinalou, recordando-lhe a “lisura e cortesia” no trato pessoal e político.

Rui Sá, deputado municipal da CDU, recordou também de Nuno Ortigão “um trato exemplar, uma capacidade e uma humildade que só os grandes têm”, considerando que o presidente de junta de freguesia era, “verdadeiramente, um autarca do Porto”. “É uma enorme tristeza o facto de o Nuno deixar de estar entre nós”, lamentou.

Nuno Ortigão de Oliveira foi eleito Presidente da União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde pelo movimento de cidadãos independentes Rui Moreira: Porto, o Nosso Partido em 2013. Em 2017 foi reeleito, reforçando a sua maioria absoluta.

Natural do Porto, o autarca de freguesia licenciou-se em Ciências Históricas pela Universidade Portucalense em 1988. Mais tarde, em 1996, concluiu uma pós-graduação em Gestão pelo Instituto Superior de Estudos Empresariais (ISEE), da Universidade do Porto.

Rui Moreira decretou um dia de Luto Municipal no dia 29 de abril, um dia após o falecimento de Nuno Ortigão, aos 57 anos, vítima de doença prolongada.

Na mesma sessão da Assembleia Municipal do Porto tomou posse como membro efetivo a deputada Ana Furtado, atual presidente da União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde.

Ao voto de pesar de Nuno Ortigão juntou-se um outro, apresentado pelo Partido Socialista, relativo ao falecimento de Manuel Adrião Correia de Sampaio, militante do PS, e antigo membro da Assembleia Municipal do Porto. Foi igualmente subscrito por todas as forças políticas representadas neste órgão autárquico.