Sociedade

Nuno Grande recordado em exposição como “cidadão de corpo inteiro”

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

“Cidadão de Corpo Inteiro” dá nome à exposição, ontem inaugurada, no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), que homenageia o médico e humanista Nuno Grande. A mostra integra as comemorações da Figura Eminente 2022 da Universidade do Porto (U. Porto).

A inauguração contou com as presenças do presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, do ministro da Saúde, Manuel Pizarro, do reitor da Universidade do Porto, António Sousa Pereira, do diretor do ICBAS, Henrique Cyrne Carvalho, de família do homenageado e de muitos que conheceram e privaram, de perto, com Nuno Grande. Todos destacaram a personalidade do humanista, pensador, médico, professor, do “homem de corpo inteiro”.

A exposição sobre a Figura Eminente da Universidade do Porto 2022 propõe-se celebrar a memória e o legado do histórico professor e fundador do ICBAS, através de uma viagem pela sua vida de professor e médico, revisitando o seu percurso enquanto pneumologista, reconhecido internacionalmente, e o seu pensamento irrequieto e irreverente, que muito contribuiu para a criação do instituto, em 1975.

A mostra está dividida em dois polos. Um que conta com várias peças pessoais, recuperando o universo do médico e professor, e outro, constituído por uma escultura de grande dimensão, no exterior do ICBAS, representativa daquilo que foi o seu trabalho enquanto investigador e que esteve na base do doutoramento “Hipertensão Arterial Pulmonar – Contribuição Experimental”.

A exposição pode ser visitada até 19 de outubro, no ICBAS. A entrada é livre.