Mobilidade

Número de passageiros que viajam com a STCP continua a subir

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

mno_cinco_novos_autocarros_eletricos_STCP_25.jpg

Miguel Nogueira

As contas de 2022 da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) mostram a tendência de crescimento no número de pessoas que escolhe os serviços da empresa intermunicipalizada para se deslocar. Aumento da procura em 35% resultou numa receita de transporte de 45,2 milhões de euros.

Ao todo, cerca de 69 milhões de passageiros foram transportados pela STCP ao longo do ano, maioritariamente em autocarros. As viagens de elétricos foram realizadas por um total de 565 mil pessoas, por si só também um acréscimo de procura quando comparado com 2021.

Os 420 autocarros e sete carros elétricos ao serviço da STCP percorreram 22,7 milhões de quilómetros, mais 1,9% do que no ano anterior.

Em 2022, foram investidos cerca de 2,8 milhões de euros, com destaque para as obras de requalificação na Estação de Recolha da Via Norte, no montante de 1,6 milhões de euros, e as obras de renovação do posto de abastecimento de gás de Francos, no montante 710 milhares de euros, representando 58% e 25% do investimento, respetivamente.

No que diz respeito aos resultados financeiros, os rendimentos da empresa aumentaram 8,1 milhões de euros, para os 69,3 milhões, sendo que 45,2 milhões são provenientes da receita de transporte, um aumento de 11,8 milhões face a 2021.

Por outro lado, diminuíram as obrigações de serviço público para cerca de 11,3 milhões de euros, enquanto cresceram os subsídios à exploração (mais 1,7 milhões de euros), explicado pelas verbas extraordinárias de apoio ao combustível.

Os outros rendimentos registaram um aumento de 361 mil euros.

No campo da despesa, os gastos operacionais fixaram-se na casa dos 79,7 milhões de euros, um aumento de 15,8 milhões, que se dividem pelos 37,4 milhões para materiais consumidos, fornecimentos e serviços externos (grande parte – 14 milhões de euros – devido ao acréscimo dos gastos com energia); pelos 34,2 milhões de euros para gastos com pessoal (houve um aumento salarial de 2%); entre outros gastos.

As amortizações, no montante de 7,6 milhões de euros, aumentaram cerca de 740 mil euros devido ao investimento em autocarros de 2021.

Decorrente deste desempenho dos rendimentos e gastos, o EBITDA Recorrente 2022 foi negativo no montante de cerca de 2,7 milhões de euros, o que representou um agravamento de 6,9 milhões de euros relativamente a 2021.

O resultado líquido foi positivo no montante de 84 mil euros, apresentando um valor idêntico a 2021.

2023 arrancou com a entrada em operação de 48 autocarros standard elétricos e a instalação de 24 carregadores duplos, “cumprindo o objetivo de renovação e alargamento da frota, de forma a permitir a prestação de um serviço público mais eficiente, em termos ambientais e económicos, apoiando a transição para uma economia de baixas emissões de carbono”, sublinha a STCP.

Está prevista a requalificação do edifício da estação de recolha da Via Norte e os novos sistemas de bilhética e de apoio à exploração e informação ao público (SAEIP), bem como a requalificação do edifício da estação de recolha de Francos, a concluir em 2024.