Cultura

Novos rostos das letras lusófonas apresentados na Feira do Livro

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Integrado na programação da Feira do Livro foram, esta quarta-feira, lançados os livros "Breviário de Medo e Malícia", de Leonel Barbosa, e "O Sentido Litoral", de A. B. Bueno, vencedores ex aequo da última edição do Prémio Revelação Literária UCCLA-CMLisboa: Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa.

O evento contou com a presença do presidente da Câmara e do secretário-geral da UCCLA, Vitor Ramalho. Este prémio, afirmou Rui Moreira, "tem o mérito maior de descobrir e promover novas vozes nas nossas letras". "De facto, este ano, o júri do prémio teve em mãos a laboriosa mas honrosa tarefa de avaliar mais de 300 candidaturas, oriundas de 19 países diferentes, incluindo, é claro, os lusófonos", acrescentou.

Leonel Barbosa nasceu na cidade de Braga, em 1986. É médico, tendo estudado na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Mudou-se para Lisboa em 2011, dando início à sua atividade profissional (otorrinolaringologia). Adicionalmente ao trabalho na área da saúde, foi editor e revisor de texto em dois projetos levados a cabo pelo ateliê Architectural Affairs, Sebentas de Projecto: Eduardo Souto de Moura e 40 Dias/40 Days, trabalhos de grande fôlego em que aprofundou o domínio da linguagem e aprimorou a clareza discursiva. Para além do "Breviário de Medo e Malícia" (com 19 contos) publicou, mais recentemente, "Egoscopia".

Após um percurso académico ligado à linguagem (licenciatura em Letras Modernas, mestrado em Linguística, doutoramento e pós-doutoramento em Filosofia da Linguagem), A. B. Bueno vive, atualmente, no litoral da Bahia, no Brasil, onde publicou "O Sentido Litoral", livro que contém 50 poemas.

"Pela primeira vez na sua história, o Prémio Revelação Literária decidiu premiar e editar não uma, mas duas obras muito distintas, na forma e no conteúdo. Aproveito a ocasião para saudar o editor Manuel da Fonseca e a Guerra e Paz, uma chancela editorial histórica e com um vastíssimo legado na divulgação da literatura em Portugal, que, em boa hora, decidiu associar-se à publicação das obras distinguidas por este prémio", sublinhou Rui Moreira.

O Prémio de Revelação Literária UCCLA-CMLisboa tem como objetivo estimular a produção de obras literárias, nos domínios da prosa de ficção (romance, novela, conto e crónica) e da poesia, em língua portuguesa, por escritores que nunca tenham publicado uma obra literária e que procuram uma oportunidade de visibilidade e reconhecimento no cenário literário.