Sociedade

Novos parques infantis em Campanhã e Ramalde promovem encontro saudável de gerações

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

As crianças nas freguesias de Campanhã e Ramalde têm agora dois novos espaços para brincar e praticar atividade física ao ar livre. Os parques infantis criados na Praça da Corujeira e no Parque Desportivo de Ramalde pretendem incentivar dinâmicas entre gerações e promover estilos de vida saudáveis.

O Município do Porto tem procurado fazer a instalação de novos espaços de recreio infantil e desportivo de forma criteriosa, atendendo às necessidades da população e feita sempre após uma avaliação da rede de proximidade existente.

A estratégia assumida é a de privilegiar a instalação e renovação destes equipamentos numa lógica de proximidade, e assegurando que a colocação das estruturas é feita em espaços o mais amplos possível e desprovidos de grandes obstáculos visuais.

Em sintonia com o ambiente envolvente, e dotados de equipamentos que se pretendem inclusivos e de fácil acesso, os novos parque infantis procuram aliar a diversão dos mais novos com a prática desportiva, bem como incentivar algumas dinâmicas intergeracionais que promovam a atividade física em múltiplas idades.

Os parques foram inaugurados na manhã desta sexta-feira pelo vice-presidente com o pelouro do Ambiente e Transição Climática, Filipe Araújo, pela vereadora da Saúde e Qualidade de Vida, Catarina Araújo, assim como pelos presidentes das respetivas juntas de freguesia, Paulo Ribeiro por Campanhã, e Patrícia Rapazote por Ramalde.

Assumem-se como mais duas estruturas que apelam à prática de atividade ao ar livre, depois da instalação, em fevereiro, de equipamentos desportivos e fitness em 18 locais da cidade.