Cultura

Novos filmes de João Canijo apresentados em antestreia no Batalha

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O Batalha Centro de Cinema apresentou, em antestreia, os dois mais recentes filmes de João Canijo: "Mal Viver" e "Viver Mal". As sessões, bastante concorridas, contaram com a presença do realizador e de membros do elenco.

Os dois filmes têm recebido múltiplos prémios em festivais de cinema. João Canijo venceu o Grande Prémio e o Prémio do Público do Festival de Cinema de Las Palmas, nas ilhas Canárias. Esta dupla premiação seguiu-se a uma outra, no Festival de Cinema do Uruguai, onde recebeu o prémio de melhor realizador. O filme "Mal Viver" já tinha vencido, no final de fevereiro, o Urso de Prata, prémio do júri, no Festival de Berlim.

"Mal Viver" acompanha as tensões entre várias mulheres de diferentes gerações da mesma família, que vivem num hotel familiar junto à costa norte de Portugal (em Ofir, Esposende). É a primeira parte de um díptico sobre a ansiedade, a que se segue "Viver Mal", a segunda parte que eleva a protagonistas os figurantes do primeiro filme.

No Batalha, as sessões contaram, para além de João Canijo e de muito público, com a presença do presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, que pôde apreciar também a recuperação de todo o espaço, com especial enfoque nos frescos de Júlio Pomar, do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, do diretor artístico do Batalha, Guilherme Blanc, e do diretor do Museu e Bibliotecas do Porto, Jorge Sobrado.