Sociedade

Novo programa destinado à população idosa que vive em isolamento arranca em janeiro

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_idoso_casa.jpg

Filipa Brito

O novo ano vai trazer uma nova valência social à oferta já existente no Município do Porto: o Programa Estamos Juntos destina-se a munícipes com mais de 65 anos que vivam em situação de isolamento e se encontrem em situação de carência económica. Solução integrada e gratuita conjuga as componentes tecnológica e humana, monitorizando as pessoas idosas de forma contínua.

“O objetivo deste projeto é diminuir o isolamento e promover o bem-estar da população idosa, bem como potenciar as relações afetivas, contribuindo para um aumento positivo do sentimento de segurança, fundamental para a permanência dos idosos no seu domicílio, evitando a institucionalização involuntária e custos associados”, podia ler-se no documento assinado pelo vereador da Educação e Coesão Social.

A proposta de aprovação das normas de candidatura ao Programa Estamos Juntos foi apreciada e votada na reunião privada de Executivo de segunda-feira, obtendo unanimidade.

Lembrando que “em 2010 o Município passou a integrar a Rede Mundial das Cidades Amigas das Pessoas Idosas”, Fernando Paulo assinalava que “segundo os dados provisórios dos Censos 2021, cerca de 26% da população residente no Porto tem mais de 65 anos. O índice de envelhecimento (n.º de idosos/100 jovens) na cidade tem crescido significativamente nas últimas décadas, atingindo o valor de 227.8 em 2021, muito superior ao valor médio nacional de 182.1, e colocando-se no topo dos municípios da Área Metropolitana do Porto.”

Assim, em alinhamento com a estratégia municipal de promoção do envelhecimento ativo e da qualidade de vida da população idosa, este programa “deve ser implementado em janeiro de 2023”, indicava a proposta. Este projeto resulta de uma candidatura no âmbito da componente Respostas Sociais do Plano de Recuperação e Resiliência.

Três eixos de intervenção

As normas de candidatura ao Programa Estamos Juntos – Teleassistência do Município do Porto definem “três eixos de intervenção que se articulam e complementam: a sinalização de casos de idosos em risco, que é assegurado pelo trabalho de proximidade da rede de parceiros sinalizadores; o serviço de teleassistência com acesso automático a um operador disponível 24 horas/7 dias por semana, com resposta de emergência e operacionalizado por profissionais da área da saúde; o serviço de apoio emocional disponível 8 horas/7dias por semana, através de profissionais especializados.”

“Este programa apresenta-se como uma solução gratuita para os munícipes, que integra a componente tecnológica e a humana, monitorizando as pessoas idosas de forma contínua”, pode ler-se no documento, reiterando que o projeto “visa diminuir o isolamento social e o sentimento de solidão da população sénior, provocado pelo aumento da longevidade, pelo declínio e/ou inexistência das redes sociais e de suporte e pela ausência ou défice de respostas sociais ajustadas às suas necessidades.”

Com o objetivo de “contribuir para o aumento do sentimento de segurança, garantindo uma assistência em tempo útil”, o Programa Estamos Juntos “pretende ser complementar a um conjunto alargado de projetos/programas da cidade dirigidas a este público-alvo”. Um exemplo deste tipo de oferta social é o Porto Importa-se, desenhado para combater o isolamento social entre os idosos com mais de 70 anos e casais de idosos com mais de 75 anos, residentes nos bairros de habitação social do Município do Porto.

No caso do Programa Estamos Juntos, são elegíveis os residentes no Município do Porto, com mais de 65 anos que tenham uma rede suporte insuficiente ou inexistente e se encontrem em comprovada situação de carência económica.