Desporto

Novo programa desportivo para maiores de 60 anos arranca a 7 de setembro

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#JQ_DIAS_COM_ENERGIA_interior.jpg

João Queirós

Manter o corpo são e a mente saudável é a proposta do novo programa de bem-estar sénior da Câmara do Porto, dedicado a maiores de 60 anos. Saudavel-Mente promove a prática de atividades físicas que potenciam o fortalecimento muscular, a mobilidade e o equilíbrio. Decorre todas as quartas-feiras, entre as 10h30 e 11h30, nas instalações da Piscina da Constituição.

Os números são esclarecedores: estima-se que a população mundial ultrapasse, em 2025, os 8.000 milhões de pessoas, e, destas, 1.200 milhões correspondam à população com mais de 60 anos. Em Portugal, em linha com o resto do mundo, e de acordo com os Censos 2021, a população sénior – com mais de 65 anos – corresponde já a um quarto do total, sendo hoje de 2,5 milhões de pessoas.

Com esta realidade como pano de fundo, e com o intuito de contribuir para um envelhecimento cada vez mais ativo e saudável, a Câmara do Porto, através da empresa municipal Ágora, lança, neste mês de setembro, uma nova iniciativa desportiva e de bem-estar.

Com base em conceitos básicos do tradicional jiu-jitsu, este projeto, com aulas semanais de uma hora, é dirigido à população residente na cidade do Porto, com mais de 60 anos, e tem como principais objetivos o fomento de um envelhecimento ativo e saudável e o aumento da resistência física, a promoção do equilíbrio e da mobilidade, assim como o incentivo a uma maior agilidade, aspetos fundamentais para a saúde dos mais velhos.

De modo a maximizar a participação nesta iniciativa, e dando continuidade a um modelo de articulação e comunicação cada vez mais próximos, foi feita uma divulgação prévia junto dos Agrupamentos de Centros de Saúde da cidade – Porto Ocidental e Porto Oriental – no sentido de as equipas de saúde familiar, nos contactos frequentes e oportunos que têm com os munícipes, poderem divulgar esta nova resposta, que se pretende complementar a outras já promovidas pelo Município.

O programa arranca nesta quarta-feira, 7 de setembro, e as aulas decorrem todas as semanas, às quartas-feiras, entre as 10h30 e as 11h30, na Piscina da Constituição.

As inscrições para este novo programa podem ser feitas na receção das Piscinas Municipais da Constituição e de Cartes, no horário de funcionamento destes equipamentos municipais.