Urbanismo

Novo Plano de Gestão e Sustentabilidade do Centro Histórico em exposição no dia 26

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

#fib_clerigos_03.jpg

Filipa Brito

O novo Plano de Gestão e Sustentabilidade do Centro Histórico, desenvolvido pelo Município do Porto através da empresa municipal Porto Vivo, SRU, e que será votado na reunião extraordinária de Executivo Municipal, marcada para a próxima segunda-feira, é um dos destaques na programação do Dia Nacional dos Centros Históricos, a celebrar no sábado, 26 de março.

Ainda que a data oficial se comemore a 28 de março, este ano será assinalada mais cedo no Porto. Assim, para o próximo sábado, dia 26 de março, o Município elaborou um programa diversificado de atividades, adaptado a diferentes públicos e expandida a vários espaços da cidade.

Integrada na programação está também a apresentação do novo Plano de Gestão e Sustentabilidade do Centro Histórico. Esta nova proposta de plano visa reposicionar o futuro daquela zona e a sua integração numa cidade mais dinâmica e em mudança, procurando transmitir, em simultâneo, que o Património Mundial “não é vosso, é de todo o mundo”.

O ano de 2022 recebe um destaque ainda maior por completar-se um quarto de século desde que a UNESCO classificou o Centro Histórico do Porto como Património Cultural da Humanidade. A data foi, em dezembro de 2021, assinalada em reunião do Executivo Municipal, através da aprovação de um voto de saudação na passagem dos 25 anos da atribuição da classificação.

Desta forma, a Porto Vivo, SRU irá marcar o seu lugar no Dia Nacional dos Centros Históricos, procurando mostrar aos visitantes não só as linhas estratégicas de ação do novo plano, como também uma breve exposição, com imagens e documentos, que retratam a evolução do Centro Histórico do Porto.

A exposição irá decorrer neste sábado, 26 de março, entre as 10 às 18 horas, no Palácio das Artes (Largo de S. Domingos). Para além do espaço reservado à Porto Vivo, SRU, o palácio vai dar lugar a outros parceiros, que incluem grupos de dança, oficinas, concertos e outras exposições.

Das várias atividades presentes no programa estão incluídas visitas guiadas, exposições, workshops, música, teatro e oficinas, espalhadas pelos vários espaços culturais que o Centro Histórico tem para oferecer.

O Centro Histórico do Porto, Ponte Luiz l e Mosteiro da Serra do Pilar comemorou, no dia 5 de dezembro de 2021, os 25 anos desde a sua integração na lista dos Bens classificados como Património Mundial da UNESCO. Até à data, encontra-se em vigor o Plano de Gestão aprovado pela UNESCO em 2010, que tem como finalidade assegurar a proteção eficaz do Património Cultural.