Urbanismo

Novo Plano de Gestão e Sustentabilidade do Centro Histórico apresentado esta quarta-feira

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_ribeira_centro_historico_03.JPG

Filipa Brito

Estão definidas as linhas mestras do próximo Plano de Gestão e Sustentabilidade do Centro Histórico do Porto. Depois do inquérito à comunidade, o novo documento é apresentado nesta quarta-feira através de uma iniciativa em formato digital e de participação livre. A sessão encerra a Semana dos Sítios Urbanos Património Mundial no Espaço Atlântico que a Câmara do Porto tem vindo a dinamizar.

O webinar “Gostaria que estivesses aqui…a pensar no Centro Histórico do Porto” tem início às 9,30 horas e contará com as intervenções do vereador do Urbanismo e do Espaço Público e Património, Pedro Baganha, do vereador da Economia, Turismo e Comércio, Ricardo Valente, de Raquel Maia, administradora da Porto Vivo, SRU, e ainda do arquiteto Rui Loza, que dirige o Plano de Gestão e Sustentabilidade, entre outras personalidades que para ele contribuíram.

A participação está aberta a toda a comunidade, mas requer inscrição prévia.

O novo Plano de Gestão e Sustentabilidade vai resultar na implementação de um modelo de gestão e monitorização integrado e participativo, e foi desenvolvido através da participação ativa de diferentes agentes do tecido social, nos quais se integram residentes e visitantes do Centro Histórico, personalidades do meio académico e artístico e diferentes instituições públicas e privadas.

O trabalho baseou-se, ainda, num intercâmbio de conhecimento e análise de desafios comuns, assente numa parceria entre as cidades atlânticas que integram o projeto AtlaS.WH – Património no Espaço Atlântico: Sustentabilidade dos Sítios Urbanos Património Mundial, cofinanciado pelo programa lnterreg Espaço Atlântico através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Com o mote "Gostava que estivesses aqui!...no Porto Património Mundial", a semana dedicada ao Centro Histórico do Porto, organizada pela empresa municipal Porto Vivo, SRU, arrancou a 25 de março com a inauguração da exposição "lnterweaving", assinada por Patrícia Brito, uma emergente artista portuense que explora um lado disruptivo do legado tradicional do têxtil.

Durante a Semana dos Sítios Urbanos Património Mundial no Espaço Atlântico foi também lançado o caderno de postais ilustrados pelas crianças e jovens das escolas da cidade e organizada uma visita virtual com vista a 360 graus.