Economia

Novo plano de formações gratuitas para comerciantes é ajustado ao atual contexto

O novo plano de ações de formação que a Câmara do Porto desenvolveu para os comerciantes da cidade, arranca já na próxima segunda-feira, dia 20, com um módulo dedicado à criação de sites para empresas. As inscrições estão a decorrer e todas as formações são gratuitas, sendo ministradas através do modelo de e-learning. As 11 temáticas escolhidas procuram capacitar o comércio face às atuais exigências causadas pela pandemia por COVID-19.

No cenário em que vivemos, torna-se fundamental explorar novas formas de habilitar o setor do comércio, com o recurso a ferramentas formativas que se adaptem à nova realidade. Foi a pensar nisso, que o Município do Porto preparou para os meses de abril e maio um novo conjunto de formações à distância.

O objetivo da autarquia é o de continuar a promover a partilha de conhecimentos e o desenvolvimento de novas competências no tecido comercial da cidade, bem como apostar na reciclagem e valorização contínua dos colaboradores afetos a esta área.

Através do suporte de uma plataforma digital gratuita, será possível o comerciante participar em videochamada com o e-formador. A participação ativa e a troca de conhecimentos e experiências entre todos os intervenientes será, pois, fundamental para criar uma comunidade virtual de comunicação com os comerciantes da cidade, num contexto em que se torna necessário reagir rapidamente.

Conheça o plano de formações

> Criação de Site para Pequenas Empresas

Objetivo: Esta ação destina-se a empresários e colaboradores do setor do comércio, com ou sem formação e experiência em websites. Os formandos serão capazes de compreender, planear e implementar a criação de um website, garantindo uma presença online capaz de atrair novos públicos.

Datas: **20, 22, 24 e **27 de abril

> E-Commerce/Vendas Online

Objetivo: Para definir um plano de comércio online é necessário conhecer bem este modelo de negócio e saber quais as oportunidades, ameaças, vantagens e desvantagens de uma plataforma de vendas digital.

Datas: *21, 23, 28 e *30 de abril

> Como Avaliar e Controlar o seu Negócio

Objetivo: Ajudar a interpretar e avaliar a situação financeira da empresa e dos investimentos.

Datas: **21, ***24, 28 e **30 de abril

> Gestão de Redes Sociais - Facebook, Instagram e Youtube

Objetivo: Com esta ação de formação irá otimizar e gerir eficazmente as redes sociais do seu negócio para obter mais e melhores resultados.

Datas: *04, 06, 08 e *11 de maio

> Técnicas e Estratégias de Venda

Objetivo: No final desta ação de formação, os participantes serão capazes de definir a sua estratégia de vendas em função dos objetivos definidos e implementar as técnicas adequadas face os resultados previstos.

Datas: **04, 06, 08 e **11 de maio

> Gestão de Facebook

Objetivo: O Facebook é uma das redes sociais mais utilizadas mundialmente. Torna-se essencial definir e criar estratégias eficazes de comunicação para potenciar o seu negócio e dinamizar a sua página.

Datas: *05, 07, 12 e *14 de maio

> Gestão do Cliente

Objetivo: Desenvolver e melhorar a capacidade de gerir clientes e prestar um serviço com impacto nas vendas.

Datas: **05, 07, 12 e **14 de maio

> Parceiros de Negócio e Promoção de uma Rede de Contactos

Objetivo: Esta ação de formação procura demonstrar que o seu negócio é tão forte como a sua rede. Plante sabendo apresentar o seu negócio e regue criando relações.

Datas: 13, 15, 18, 20, 25 e 27 de maio

> Negócios com Presença na Internet / Google My Business

Objetivo: O formador irá desafiar os vários negócios para a importância de uma estratégia de comunicação digital e para o crescimento e promoção da sua marca na Internet.

Datas: **13, 15, 18 e **20 de maio

> Estratégias de Comunicação e Publicidade

Objetivo: Comunicar bem um negócio ou marca é essencial para garantir o sucesso e crescimento de qualquer empresa. Esta ação visa apoiar os negócios na definição de planos de marketing, com foco na comunicação e publicidade de negócios locais.

Datas: 19, 21, 22, 26, 28 e 29 de maio

> Desenvolvimento das Competências Pessoais / Soft Skills

Objetivo: Desenvolver competências pessoais exige uma tomada de consciência e autoconhecimento. Com esta ação de formação irá tomar consciência dos diferentes níveis de conhecimento para uma correta reflexão e autodiagnóstico, de modo a potenciar e aplicar os recursos apreendidos à sua vida pessoal e profissional.

Datas: 19, 21, 22, 25, 27 e 29 de maio.

As inscrições devem ser efetuadas através do email comercio@cm-porto.pt, sendo solicitado o envio dos seguintes dados: nome da ação de formação; nome completo do participante; função; escolaridade; contacto telefónico e email; designação do estabelecimento comercial; setor da atividade; morada completa; contacto telefónico e email.

Após a inscrição e a respetiva validação da Divisão Municipal de Comércio, será enviado um link de acesso à ação de formação, na data e horário definidos.

Horários:

Manhã - das 10 às 12 horas ou *das 10 às 12,30 horas

Tarde - das 15 às 17 horas ou **das 15 às 17,30 horas

***Excecionalmente a sessão decorre no horário 10 às 12 horas

+ info: Para qualquer questão ou pedido de esclarecimento contacte através do email comercio@cm-porto.pt