Novo parque verde na Asprela
Notícia
Miguel Nogueira
A Universidade do Porto inaugurou o novo Parque da Quinta de Lamas, situado num terreno sem utilização entre as Faculdades de Engenharia (FEUP) e de Economia (FEP), na zona da Asprela. A iniciativa contou com as presenças de Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, reitor da Universidade do Porto e António Vieira Monteiro, presidente do Santander Totta.
O novo parque verde já está aberto à população, conta com três hectares, 18 mil metros quadrados de área relvada, 700 árvores e arbustos, zonas de desporto informal e percursos cicláveis.
O projeto de requalificação, coordenado por Paulo Farinha Marques (arquiteto paisagista e professor da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto) destaca-se pela larga alameda arborizada que faz a ligação visual e física entre a FEUP e FEP, pela grande clareira relvada e pelo "destapamento" da Ribeira da Asprela, que ali passava entubada e agora corre a céu aberto, com leito e margens naturalizados.
A empreitada, da responsabilidade da Universidade do Porto, representou um investimento de cerca de 1,1 milhões de euros, co-financiados em 750 mil euros pelo Banco Santander Totta.
Seguir-se-à uma segunda fase na construção da zona verde da Asprela, cujo lançamento foi formalizado hoje com a assinatura de um protocolo de colaboração. Em parceria, a Universidade do Porto, o Instituto Politécnico do Porto, a Câmara Municipal do Porto, a Àguas do Porto e a Porto Lazer vão aliar esforços no sentido de alargar a área verde do Parque da Quinta de Lamas a um terreno contíguo, entre as ruas Roberto Frias e Dr. António Bernardino de Almeida.