Ambiente

Novo Parque Central da Asprela recebeu Noite de Morcegos

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_morcegos_parque_asprela.JPG

DR

Dezenas de pessoas tiveram a oportunidade de ver e ouvir os morcegos da cidade no novo Parque Central da Asprela, no campus universitário, mostrando-se assim que este espaço verde é já um habitat natural de grande importância, e menos evidente num contexto urbano. A próxima sessão das “Noites de Morcegos” está prevista para dia 22 de julho, às 20 horas, no Parque Oriental.

O Parque da Asprela, inaugurado em março, proporciona à cidade seis hectares de paisagem cuidadosamente arquitetada, com espelhos de água, 900 elementos arbóreos plantados, mais de 700 elementos arbóreos preservados e ribeiras. Com a realização das “Noites de Morcegos” revelou também ser um excelente espaço para ver, mais de perto, estes seres noturnos.

O programa vai continuar a percorrer, durante o verão, importantes espaços verdes da cidade, sendo uma iniciativa adequada a famílias. Para saber mais sobre esta atividade e com antecedência quando abrem as inscrições para cada sessão, sugere-se que subscreva a Newsletter de Ambiente do Porto.

Próxima sessão é no Parque Oriental

A próxima sessão das “Noites de Morcegos” é já no dia 22 de julho, às 20 horas, no Parque Oriental. A Equipa de Ambiente do Parque Oriental está pronta para dar a conhecer e ouvir os morcegos ali existentes. A atividade é gratuita, mas exige inscrição prévia. O número máximo de participantes por sessão é de 30 pessoas (crianças incluídas). As inscrições abrem esta sexta-feira, dia 15 de julho, às 21 horas, aqui.

Há 13 anos que a Equipa de Educação para a Sustentabilidade celebra o Acordo EUROBATS – Acordo sobre a Conservação das Populações de Morcegos Europeus – através desta iniciativa, que tem sempre casa cheia.

Os morcegos polinizam várias espécies de plantas, permitindo que tenhamos fruta e florestas saudáveis. Além disso controlam as populações de insetos, que são potenciais destruidores de culturas agrícolas e transmissores de doenças. Esta é uma excelente oportunidade de, juntamente com a família, conhecer melhor estes seres da noite.

Para saber mais sobre esta iniciativa e/ou quer saber mais sobre o único mamífero capaz de voar, assista aqui a um dos episódios do Programa Virtual de Educação para a Sustentabilidade e saiba mais algumas curiosidades sobre uma das espécies de pequenos morcegos que existe na nossa cidade.