Urbanismo

Novo ciclo “Inovação Fora de Portas” mostra o papel da Engenharia Civil para melhorar a cidade

  • Notícia

    Notícia

#fib_exp_Engenharia_Civil_Mostra_PIH_03.jpg

Filipa Brito

O ciclo “Inovação Fora de Portas – Engenharia Civil à Mostra” regressa a partir do dia 3 de dezembro em formato virtual. A iniciativa, de caráter gratuito, apresenta um programa de palestras, acompanhado de vídeos documentais das obras mais emblemáticas construídas nas cidades do Porto e Gaia, bem como uma publicação que reúne os documentos relevantes para a análise da obra.

A iniciativa, que pretende divulgar a inovação da Engenharia Civil, realiza-se no contexto da atividade do Porto Innovation Hub e está enquadrada nas ações dirigidas à comunidade do Departamento de Engenharia Civil da FEUP (DEC/FEUP), procurando mostrar aos mais curiosos e interessados como a tecnologia tem vindo a transformar a cidade em que vivemos e a melhorar as infraestruturas que suportam a nossa sociedade, em alguns dos locais mais emblemáticos da Invicta.

O programa contínuo é composto por um ciclo de palestras virtuais, apresentado ao público progressivamente, que promove o debate sobre o impacto das diferentes áreas de atuação da Engenharia Civil na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

A ação conta com diversas personalidades convidadas, com base no seu conhecimento científico e tecnológico que sustenta muitas das obras emblemáticas e infraestruturas fundamentais da cidade.

As palestras virtuais serão ainda acompanhadas pela projeção de um vídeo documental das obras em destaque, que transportará o participante para uma visita “Fora de Portas”. Produzido com a orientação de especialistas, o vídeo documental revelará um olhar técnico sobre o local histórico e emblemático apresentado. Após cada palestra, todos os participantes serão presenteados com a Sebenta d’Obra, uma publicação desenvolvida para auxiliar cada palestra realizada, que ilustra com detalhe e profundidade a evolução das obras em debate no programa.

A primeira conversa decorre já no próximo dia 3 de dezembro, com o tema “Marginais Marítimas de Porto e Gaia”, e será moderada pelo professor Joaquim Poças Martins, presidente da Ordem dos Engenheiros – Região Norte, contando ainda com a presença de Frederico Fernandes, presidente da Águas do Porto, e Miguel Lemos, administrador das Águas de Gaia.

As próximas palestras, com data ainda a anunciar, terão como tema o “Teleférico de Gaia” e o novo “pulmão” da cidade do Porto, o Parque Central da Asprela.

Partindo da exploração de diferentes áreas de intervenção da Engenharia Civil, a iniciativa resulta da colaboração do Município do Porto com o Departamento de Engenharia Civil da FEUP (DEC/FEUP), em parceria com a Reitoria da Universidade do Porto, a Ordem dos Engenheiros – Região Norte e a Gaiurb.

Todas as palestras inseridas no programa são abertas ao público, de forma gratuita, mas sujeitas a inscrição prévia na página oficial do Porto Innovation Hub.