Proteção Civil

Novo agravamento das condições meteorológicas previsto para domingo

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

mau_tempo.jpg

Miguel Nogueira

O Serviço Municipal de Proteção Civil avisa para a existência de previsões que apontam para um agravamento das condições meteorológicas durante o dia de amanhã, domingo, nomeadamente, um aumento da agitação marítima, chuva e vento forte.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para o distrito do Porto encontram-se emitidos avisos amarelo e laranja para agitação marítima e avisos amarelos para precipitação e vento. Os períodos mais críticos encontram-se previstos entre as 00h00 e as 15h00 de amanhã, dia 23 de outubro.

Deste modo, a Proteção Civil Municipal recomenda à população que tome as devidas precauções, apelando ao respeito pelos perímetros de segurança que serão estabelecidos para peões junto da orla costeira, acessos aos molhes e praias e também aos eventuais cortes de trânsito que sejam necessários implementar nestas zonas.

Este serviço municipal recomenda ainda especial atenção na circulação, permanência e estacionamento junto a áreas arborizadas, devido à possibilidade de queda de ramos ou árvores, em virtude dos ventos fortes e também a redução da velocidade dos veículos e o acréscimo de prudência devido ao piso escorregadio e à possibilidade de formação de lençóis de água e de inundações rápidas.

A Câmara do Porto, através do pelouro da Saúde e Qualidade de Vida, Juventude e Desporto e pelouro dos Recursos Humanos e Serviços Jurídicos e Proteção Civil, continuará a acompanhar permanentemente a atualização destas previsões, implementando todas as medidas preventivas e de segurança adequadas e difundindo os avisos julgados necessários.

Veja ao pormenor os efeitos prováveis deste agravamento meteorológico e as medidas de prevenção que deve tomar, consultando o aviso em anexo.

Em caso de emergência, os munícipes devem contactar o 112 ou o Regimento de Sapadores Bombeiros do Porto, através do número 225 073 700.