Proteção Civil

Novo agravamento das condições meteorológicas a partir da manhã de quinta-feira

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_agitacao_maritima.jpg

Miguel Nogueira

Está previsto um novo agravamento das condições meteorológicas na cidade do Porto a partir da manhã de quinta-feira, com vento forte, agitação marítima e precipitação.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se a ocorrência de vento forte com rajadas que poderão atingir os 95 km/h, entre as 9 horas de dia 21 (quinta-feira) e as 9 horas de sexta-feira, dia 22 de janeiro.

A Proteção Civil Municipal recomenda à população que tome as devidas precauções, solicitando especial atenção na circulação, permanência e estacionamento junto a áreas arborizadas, devido à possibilidade de queda de ramos ou árvores, em virtude dos ventos fortes. Aconselha também uma atitude preventiva e de precaução relativamente a equipamentos móveis ou amovíveis - equipamentos de esplanadas, estruturas de apoio a festividades, andaimes, bekaerts (vedações metálicas), lonas publicitárias, placards e outras estruturas suspensas - que necessitem de reforçar a sua fixação ou ser retirados.

Relativamente à agitação marítima prevista para os próximos três dias, a Proteção Civil Municipal apela ao respeito pelos perímetros de segurança estabelecidos para os peões junto da orla costeira e acessos aos molhes, nomeadamente na Avenida D. Carlos I, Avenida do Brasil e Avenida de Montevideu.

Quanto à precipitação, prevista até dia 28, este serviço municipal recomenda a desobstrução dos escoamentos, a redução da velocidade dos veículos e o acréscimo de prudência devido ao piso escorregadio e à possibilidade de formação de lençóis de água e de inundações rápidas.

A Câmara do Porto, através do Pelouro dos Transportes, Fiscalização e Proteção Civil, continuará a acompanhar permanentemente a atualização destas previsões, implementando todas as medidas preventivas e de segurança adequadas, e difundirá os avisos necessários.

Consulte em detalhe os efeitos prováveis deste agravamento meteorológico e as medidas de prevenção que deve tomar, através do AVISO 02/2021.

Em caso de emergência contacte o 112 ou o Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto através do número 225 073 700.