Cultura

Novembro traz histórias com atividades para os mais novos nas bibliotecas municipais

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_feira_do_livro_1set_02.jpg

Guilherme Costa Oliveira

Em novembro, não vão faltar as habituais sessões dos Sábados a Contar, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, nem as Oficinas com Estória, na Biblioteca Pública Municipal do Porto.

As sessões para crianças dos Sábados a Contar incluem Hora do Conto e ateliers temáticos e são de participação gratuita. Este sábado, dia 13, às 11 e às 15,30 horas, lê-se “Marta mete medo”, a história de Natalina Cóias sobre uma menina triste que gostava de meter medo a quem por ela passava.

Igualmente com duas sessões, a 20 de novembro, o livro escolhido é “Os dois irmãos e a bruxa”, de Carlos Nogueira. Fazendo parte do Plano Nacional de Leitura, é uma espécie de “Hansel un Gretel”, dos Irmãos Grimm, uma história com fadas e bruxas e onde o bem vence o mal, a coragem vence o medo.

A última sessão do mês acontece no dia 27, às 15,30 horas, e traz um livro com surpresas dentro. Escrito por Nicola O’Byrne, “Abre com muito cuidado” é uma forma divertida de apelar à curiosidade do público mais jovem.

Destinados a crianças dos três aos seis anos, os Sábados a Contar são de participação limitada e requerem inscrição prévia.

Oficinas com Estória a partir de elementos da natureza

Já a Biblioteca Pública Municipal do Porto tem uma oficina para as crianças entre os seis e os oito anos onde a estória é desconstruída, partindo de elementos naturais como as sementes, as flores e os frutos, as crianças exploram diversas facetas da leitura.

A 13 de novembro, parte-se da história "A Árvore da Escola", de Antonio Sandoval, "uma espécie botânica única no mundo: uma árvore que se alimenta de carinho e companhia". No sábado seguinte, dia 20, parte-se de "um livro que traz a floresta para o centro das atenções, celebrando a resistência das sementes e a inteligência das árvores e da natureza", "Cem sementes que voaram", de Isabel Minhós Martins.

As Oficinas com Estória terminam no dia 27 de novembro com "Os esquilos que não sabiam partilhar", de Rachel Bright, que traz "os gananciosos esquilos Daniel e João" que "estão ambos de olho num prémio muito especial: os últimos pinhões da estação".

Todas as sessões acontecem às 11 e às 15,30 horas e requer inscrição, igualmente limitada.