Cultura

Novembro exibe cinema francês nos ecrãs da cidade

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_indiejunior_meu_primeiro_filme_06.jpg

Filipa Brito

A Festa do Cinema Francês está de volta para a sua 23.ª edição. O evento passa pelo Porto, entre os dias 7 e 20 de novembro, e da sua vasta programação constam antestreias nacionais, filmes inéditos, programas especializados e até uma secção dedicada a gastronomia.

Desde o ano 2000 que a Festa do Cinema Francês é uma importante mostra dedicada à difusão do cinema de expressão francesa. A 23.ª edição é um dos momentos fortes da Temporada Portugal-França 2022 – programa que estreita a distância dos dois países, através de programação cultural partilhada.

O evento propõe levar às salas da cidade do Porto “um vasto leque de emoções e temas de reflexão. Comédias, dramas, thrillers, romances ou, ainda, filmes particularmente dirigidos ao público jovem, num total de 21 películas divididas por três salas diferentes.”

A festa estende-se de norte a sul do país e tem abertura formal a 7 de novembro, no Rivoli, com “Simone, le voyage du siècle” (2022), do realizador francês Olivier Dahan. O filme narra a vida intensa de Simone Veil, sobrevivente do Holocausto, ativista feminista conhecida por lutar pela legalização do aborto na França e por se tornar a primeira mulher eleita presidente do Parlamento Europeu.

À abertura do festival, no Rivoli, sucedem 20 outros filmes, distribuídos pelo Cinema Trindade e o Cinema NOS Alameda. A Festa conta, uma vez mais, com uma secção dedicada às famílias com películas de ficção e animação para que os mais novos possam também apreciar e descobrir a sétima arte.

Com uma programação diversificada, será possível explorar secções especializadas como a Cinema à Mesa – um tributo à gastronomia, onde “a culinária encontra o cinema através de quatro saborosas comédias”; a secção Segunda Chance, que inclui filmes já exibidos em Portugal nos últimos dois anos, que merecem uma revisita; e um programa em parceria com a ACID - Associação para a Distribuição de Cinema Independente – que durante o festival de Cannes dá visibilidade a realizadores com escassa distribuição.

O festival ocupará o Rivoli de 7 a 20 de novembro, passará pelo Cinema Trindade, de 10 a 15 de novembro, e terá sessões no Cinema NOS Alameda, de 17 a 20 de novembro. O preço dos bilhetes varia entre os três e os sete euros e podem ser adquiridos nas respetivas salas de cinema.

Mais informações sobre o festival disponíveis no site do evento.