Cultura

Nove sugestões para descobrir a alma da cidade em Percursos Culturais

Pintura, ribeiros, arte sacra, tradições, urbanismo e reabilitação são algumas das propostas do novo calendário de Percursos Culturais para os últimos meses do ano.

Desenhada pela Câmara do Porto, a programação começa já no próximo dia 19 com a obra e a vida de alguns dos pintores mais famosos da cidade e prossegue, depois, a um ritmo de três ações mensais.

Até final do ano, vão desenrolar-se percursos em ambiente interior e em exterior, de modo a contemplarem alguns dos muitos rios que circulam pela cidade (a céu aberto e no subsolo), peças de arte, elementos arquitetónicos, histórias da urbanização do Porto de há 100 anos ou provas mais recentes da reabilitação urbana no Centro Histórico.

Os Percursos Culturais desenvolvidos pela autarquia assentam no entendimento da cidade como um espaço de encontro por excelência, palco dos principais acontecimentos que marcaram a história da Humanidade, da política à religião, da arte à literatura.

A partir da cidade se administrou, organizou e geriu o território. Mas ela é também a praça-mercado, o centro cívico e cultural, o local de troca e comunicação, o espaço ideal de artesãos, comerciantes e feirantes, bem como de artistas, escritores, arquitetos, construtores, pedagogos e poetas.

Importa, pois, revisitar esses palcos e cenários de encontro, redescobrir as marcas arqueológicas e da vida passada, conhecer aqueles que, ao longo dos séculos, deixaram o seu cunho na vida social e cultural do Porto. Importa, também, reconhecer os edifícios que albergaram episódios da história local ou nacional e outros que, pela sua originalidade, são exemplos da criatividade e engenho humano.

Os Percursos Culturais querem ainda ir às ruas e praças que fazem parte do nosso imaginário de portuenses e singularizam a imagem urbana, das mais importantes às mais discretas, as que exibem as joias arquitetónicas e as que escondem os seus segredos no recato dos espaços interiores.

Anteveja aqui o que reserva até dezembro esta programação, que tem um custo de participação de 3 euros.

Pode obter mais informações através do email percursos.culturais@cm-porto.pt ou do telefone 223 393 480.